Como os profissionais em estética podem contribuir para a qualidade de vida dos clientes?

Publicado em 12/05/2022 às 06:00.

Lilian dos Santos Oliveira*

A correria diária, ainda mais na atual realidade que vivemos, nesse período advindo de uma pandemia, faz com que a maioria das pessoas tenham reações adversas ao ritmo muito acelerado de vida, colocando o Brasil como o segundo país mais estressado do mundo, atrás somente do Japão, segundo uma pesquisa feita pela International Stress Management Association (Isma - Brasil).

Mas em contrapartida a busca maior por uma qualidade de vida e pela preservação da saúde também tem aumentado. Entendendo que o termo saúde abrange um aspecto muito maior que o de ausência de doenças, é também uma pessoa portadora de bem-estar físico, mental e emocional, a busca pela beleza, boa forma e satisfação com o corpo aliada à vida saudável é consequentemente uma qualidade de vida.

Podemos afirmar que a estética é uma atividade que agrega cada vez essa associação entre saúde e bem-estar, no sentido de gerar bem-estar e fazer com que a autoestima das pessoas estejam cada vez mais elevada. O profissional da Estética, o esteticista, é especializado nesse assunto, sua área de atuação abrange a saúde da pele, dos cabelos e o embelezamento corporal, facial e capilar.

Cuidar da beleza é sem sombra de dúvidas uma maneira de elevar a autoestima e fazer com que as pessoas se sintam bem com elas mesmas e saibam valorizar suas características pessoais. Os tratamentos estéticos possuem tanto a característica preventiva, quanto de melhoria, de  amenização e valorização, onde cada cliente/paciente, possa apresentar  uma queixa desde manchas na pele, estrias no corpo, quebra ou ressecamento de fios capilares ou desenho incorreto de sobrancelhas, encontrando assim na Estética procedimentos que podem tratar essas disfunções e contando ainda com tratamentos cada vez mais atuais, que associam técnicas manuais eficientes,  tecnologia de aparelhos estéticos específicos e ativos cosméticos mais avançados a cada dia.

Associado a hábitos saudáveis, o acompanhamento de outros profissionais da saúde cria um verdadeiro suporte para uma vida com qualidade e saúde. Praticar atividades físicas, incluir alimentação balanceada, ter momentos de descanso, são atitudes que potencializam qualquer procedimento estético. O trabalho da esteticista, agregado a condutas éticas, realizado com domínio técnico e com responsabilidade pode contribuir de forma efetiva na qualidade de vida das pessoas.

A faculdade Promove oferece o Curso de graduação Tecnológico em Estética e Cosmética, pois entende a importância de formar profissionais competentes nessa área que possam atuar de maneira eficiente, com habilidades desenvolvidas para atender a esse mercado que busca a saúde como forma de ter qualidade de vida em um mundo moderno e exigente.

*Esteticista e Cosmetóloga, especialista em Docência do Ensino Superior pela Uninter e Mestranda em Educação pela Funiber, professora e coordenadora do Curso de Estética e Cosmética das Faculdades Promove-BH

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por