Pedagogia deve ter propósito, principalmente na primeira infância

Publicado em 02/08/2025 às 06:00.

Ângela Mathylde Soares*

Os primeiros anos na vida de uma criança são extremamente importantes para o desenvolvimento, sendo essencial saber como educá-la - afinal, esse processo define o futuro dela. Um amadurecimento adequado requer boas experiências e exposição a estímulos para aprimorar habilidades.

Os primeiros seis anos de vida são chamados de primeira infância. Uma série de desenvolvimentos ocorre com o amadurecimento do cérebro, melhorando a capacidade de aprendizado, a coordenação motora, os movimentos e, claro, inicia a vida social e afetiva.

Uma diversidade de atividades deve ser aplicada para proporcionar evolução, como a contação de histórias; brincadeiras; trabalhos artísticos manuais e comportamentos ligados à fala, um dos grandes desafios nessa fase.

A família e educadores precisam incentivar sempre as interações e questionamentos, contribuindo para incrementar a capacidade de expressão. O processo correto requer um ambiente saudável e técnicas adequadas.

A evolução acontece quando a criança se sente confortável para externar suas opiniões e sentimentos, vivendo em um ambiente agradável e acompanhada por quem confia. Os pais e responsáveis são considerados “porto seguro”. A infância é o período em que também começa a consciência sobre as emoções e se aprende a controlá-las, sendo mais encorajada a falar. 

É importante entender que compartilhar sentimentos e inseguranças não é sinal de fraqueza, pelo contrário, é essencial para o autoconhecimento através do aprendizado da identificação, nomeação e expressão das emoções, saudavelmente. Os pequenos criam valores importantes com essas ações, como a empatia e a capacidade de lidarem com situações desafiadoras, mantendo o controle.

Os professores da educação infantil devem estar qualificados para lidar com diferentes realidades, apresentando um conhecimento multifacetado, incluindo a compreensão sobre o funcionamento do desenvolvimento infantil e a capacidade de adaptar o método de aprendizagem às necessidades individuais. A qualificação requer um vasto saber sobre técnicas com seus resultados em sala de aula.

O lançamento do livro “Pedagogia com Propósito: educação, emoção e neurociência na primeira infância” aprofundou esses conhecimentos para facilitar o processo entre responsáveis e professores da educação infantil.

Afinal, entender o funcionamento do cérebro e o sistema nervoso - tão complexo e sofisticado - é importante. Apenas a neurociência aponta práticas para otimização da aprendizagem, reconhecendo como o cérebro das crianças compreende o mundo e retém informações, garantindo o bem-estar emocional delas. 

A qualificação pedagógica é transformadora, apresentando ciência, prática pedagógica e o desenvolvimento socioemocional, propiciando ferramentas fundamentais para quem acredita no poder da do ensino e afeto, desde os primeiros anos de vida.

* Neurocientista, psicanalista e psicopedagoga, autora do livro “Pedagogia com Propósito: educação, emoção e neurociência na primeira infância”

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