Quando se desorientar ajuda a descobrir o norte da sua vida

Mauro Condé
Publicado em 13/08/2022 às 06:00.

“Dizem que o sonho de Cabral era descobrir as Índias, mas aqui chegando a primeira coisa que ele viu foram as índias descobertas rs” (Chico Anysio).
Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre navegações marítimas.

Eles me levaram para a Espanha de 1522, onde fui recebido por Antônio Pigaffeta, a quem fui logo pedindo: Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

-Desobedeça a regras obsoletas e sem sentido, desafie a sabedoria convencional e o status quo e ouse se “desorientar” um pouco para “nortear” as grandes mudanças e novas descobertas na sua vida.

Pigaffeta escreveu “A Primeira Viagem Ao Redor Do Mundo” contando suas aventuras como marinheiro ajudante do navegador Fernão de Magalhães numa expedição que saiu do sul da Espanha em direção a uma rota alternativa para o caminho das Índias.

Considerada pela Nasa façanha maior do que a chegada do homem à Lua, a viagem de Magalhães proporcionou o descobrimento do planeta Terra.

Navegador visionário, ele entrou para a história ao rivalizar com a rota do sol no seu percurso (de leste para oeste) numa época em que ir em direção ao oriente era considerado, até então, o único jeito de ser uma pessoa orientada (por estar no caminho certo).

Provou que a Terra era redonda ao ter a ousadia de ser o primeiro a circum-navegar-lá no sentido anti-horário, oposto a todas as explorações anteriores.

Desbravou mares e terras, descobriu o Oceano Pacífico e um estreito, que foi batizado com seu nome, após cruzar o extremo sul das Américas.

Enfrentou tempestades, ciclones, furacões, motins, rebeliões, doenças, fome e até guerras.

Sua expedição tinha o objetivo de alcançar as Ilhas Molucas (a das especiarias) na Indonésia, mas acabou indo muito além ao ser a pioneira em dar a volta ao redor da terra, voltando com bem menos tripulantes do que partiu.

Bem perto de completar a jornada, Magalhães foi morto durante uma emboscada em terras Filipinas, cabendo a Elcano, um dos seus escudeiros, a tarefa de conduzir a missão até o fim.

Esta história é muito bem contada na Série da Amazon “Sem Limites”, que tem o brasileiro Rodrigo Santoro impecável no papel de Magalhães.
Pura aventura em forma de cultura.

Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por