Valorizando alimentos regionais: a Jabuticaba e seus benefícios para saúde

Laila Carline Gonçalves Rezende
Publicado em 04/08/2022 às 06:00.

A jabuticaba (Myrciaria jaboticaba Vell. Berg) é uma fruta nativa brasileira encontrada tipicamente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, mas pode ser encontrada também desde o Pará até o Rio Grande do Sul. São conhecidas nove espécies do fruto: uma considerada extinta, cinco encontradas em locais de pesquisa e três com dispersão natural e em cultivos no Brasil.

A casca da jabuticaba é rica em compostos com potencial benéfico para saúde, os chamados compostos fenólicos. Estes compostos apresentam atividade anti-inflamatória e antioxidante, com potencial de auxiliar na prevenção do câncer e redução do risco de desenvolvimento de doenças como a aterosclerose. 

São compostos que agem combatendo os radicais livres no organismo. Dentre os compostos fenólicos existentes na casca da jabuticaba destacam-se as antocianinas, que também são encontradas em alimentos como uva, cereja, ameixa, framboesa, morango, amora, maçã e mirtilo.

É importante salientar que estes compostos estão presentes na casca do fruto. Torna-se importante, então, o aproveitamento do fruto integralmente. Podem ser feitos sucos, geléias, compotas, vinhos , molhos, doces e até mesmo iogurte utilizando-se o fruto integralmente.

Em Minas Gerais temos produtores que fabricam todos estes produtos para comercialização.Para quem vai fazer os produtos da jabuticaba em casa, é importante seguir os devidos cuidados higiênicos e tomar cuidado para não processá-la em excesso. Ao bater no liquidificador ou processador, evite bater por tempo prolongado, para evitar sabor adstringente no produto final.

Além dos benefícios para a saúde, o consumo deste alimento reveste-se de importância econômico-social, pelo fato de ser produzida principalmente por pequenos agricultores. No período de safra é também extraída por famílias, o que gera uma renda adicional às mesmas.

É bom lembrar que devemos diversificar nossa alimentação com diferentes tipos de frutas e vegetais. Neste sentido, a jabuticaba pode enriquecer nossa alimentação, tanto pelo seus benefícios para a saúde quanto pela valorização do pequeno produtor e da gastronomia regional.

No curso de Nutrição das Faculdades Kennedy trabalhamos a valorização da cultura alimentar, dos alimentos regionais e sua preservação e também a importância da valorização do produtor rural para um ambiente alimentar mais saudável. Valorizar nossa cultura alimentar gera conhecimento, saúde e riquezas para nossa população. Pesquise sobre os alimentos típicos da nossa região e tenha gratas surpresas!

 Laila Carline Gonçalves Rezende – Nutricionista, Mestre em Ciência de Alimentos pela UFMG e Professora de Nutrição das Faculdades Kennedy

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por