O ano da mineiridade

Publicado em 25/03/2022 às 06:30.

‘Uai’, ‘oncêvai’, ‘cê é fi de quem?’. Essas, entre outras, são expressões muito comuns do ‘mineirês’, capazes de identificar um dos nossos onde quer que eles estejam. O nosso sotaque, inclusive, foi considerado recentemente o mais atraente do Brasil, segundo pesquisa feita com quase dois mil brasileiros pelo Happn, aplicativo de relacionamento. Poderia dizer, seguramente, que o nosso ‘jeitim’ de falar é quase um patrimônio imaterial, tão delicioso quanto os sabores da nossa cozinha.

O mineiro, não é segredo dizer, também é conhecido pela sua hospitalidade. E já que no jornalismo tudo, ou quase tudo, deve ser comprovado com pesquisas, trago outro dado que não me deixa mentir: Segundo o ranking global do Traveller Review Awards 2021, da Booking.com, o Estado de Minas Gerais está entre as dez regiões mais acolhedoras do mundo.

Todo esse mosaico que, maravilhosamente, nos compõe foi tema de um encontro realizado nessa quarta-feira (23) no Palácio das Artes, centro de BH, que reuniu cerca de 700 gestores municipais de turismo espalhados pelos nossos 853 municípios. Durante a iniciativa, promovida pelo governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), foi lançado o chamado ‘Ano da Mineiridade’, cujo intuito é destacar, exatamente, essas várias formas de ser mineiro e aproveitar a retomada da economia para fomentar o turismo em nosso Estado, bem como as potencialidades de cada uma das microrregiões que dele fazem parte.

Entre os destaques do evento está o lançamento do edital ‘70 Anos Cemig’, que deverá disponibilizar R$ 10 milhões a projetos aprovados pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Leic) e que promovam os aspectos da cultura e da arte.

Durante a ocasião, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, anunciou ainda o lançamento, no próximo dia 12, do projeto ‘Cidades Reais’, parceria entre o Iepha-MG e o Instituto Estrada Real, que deverá dar nova perspectiva aos destinos turísticos da Estrada Real; a instituição da primeira sexta-feira do mês como o Dia dos Museus e Bibliotecas; e a estreia em maio da ópera ‘Aleijadinho’, produção da Fundação Clóvis Salgado com a participação do Coral Lírico de Minas Gerais e mais de 150 figurantes.

Também em 12 de abril, a Secult-MG lança seu projeto mais ambicioso, o ‘Via Liberdade’, na rodovia 040, em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil. Essa será a maior rota turística do país, com cerca 1.179 km atravessando os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás, além do Distrito Federal, e reunindo 24 parques, nove patrimônios da humanidade, centenas de cachoeiras e mais de 100 cidades.

O que nos cabe, agora, é curtir todas essas novidades que, inegavelmente, trarão benefícios incontáveis à nossa economia, inclusive para nós, empreendedores do segmento de alimentação fora do lar. Tudo que está por vir vai ser ‘bão dimais da conta sô’! Esse é só o começo!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por