Costumamos associar felicidade a bens materiais, bons carros, casas luxuosas, viagens milionárias, mas isso não passa de um desenho imaginário equivocado, pois se isso fosse sinônimo de felicidade não teríamos pessoas endinheiradas sofrendo de depressão. Claro, uma coisa é certa: dinheiro não pode faltar, nem para o básico e nem para o supérfluo. Entretanto, tê-lo sobrando não é garantia de felicidade.
Pessoas com alto grau de felicidade, bem-estar e autoestima têm algo em comum que vai além das conquistas materiais. Têm comportamentos dos quais se orgulham. Tais como:
1- Disciplina: é algo que traz muitos benefícios em relação ao fortalecimento psicológico. Não me refiro à disciplina de coisas que são relativamente fáceis de serem cumpridas, como ir diariamente para o trabalho, e sim disciplina naquilo que é difícil de ser mantido, como vencer a preguiça, dizer “não”, não procrastinar. Um indivíduo disciplinado construi um ótimo juízo de valor a seu respeito e com isso tem sua autoestima aumentada.
2- Atitudes autoconstrutivas: isso é ter força de vontade o suficiente para fazer o que faz bem e deixar de fazer o que faz mal.
3- Pensamento otimista: os que pensam positivo direcionam suas forças para realização e não para os medos. Não me refiro à positividade vazia, mas sim aquela alicerçada em valores internos e confiança em si. A força psíquica que traz uma pessoa positiva é capaz de alterar a rota inclusive quando inseridos em cenários desfavoráveis.
4- Autodomínio: Conseguir dominar vícios, irritabilidade, explosões, aborrecimentos, conduzir com mais serenidade situações conflituosas, tudo isso significa grandes avanços emocionais que trazem um bem-estar indescritível e uma enorme sensação de vitória.
5- Rotinas de autocuidado: isso inclui estar em dia com a atividade física, exames rotineiros, alimentação saudável e vida espiritual. Corpo, mente e espiríto alimentados.
6- Priorizar-se: colocar-se em primeiro lugar implica em respeitar os próprios limites, não se violentar, não tirar de si para privilegiar o outro e não se boicotar. Priorizar-se significa respeito próprio. Não existe autoestima sem consideração a si mesmo.
7- Perceber a própria evolução: perceber a maturidade é constatar o nível de inteligência emocional - grande sensação de prazer!
A sensação de felicidade duradoura está associada à sensação de bem-estar, que tem a ver com as questões internas como serenidade, autoconfiança, sensação de dever cumprido e sentimento de paz interior - tudo isso interligado à nossa conduta.