Simone DemolinariPsicanalista com Mestrado e dissertação em Anomalias Comportamentais, apresentadora na 102,9 e 98 FM

Reflexões sobre a vida

Publicado em 01/02/2024 às 06:00.

Datas comemorativas como fim de ano e eventos especiais são épocas em que ficamos mais reflexivos sobre nós e sobre a vida. Aproveitei a ocasião do meu aniversário e fiz aqui algumas reflexões:

- Tente ser o mais verdadeiro possível em suas relações, desde as grandes coisas até as pequenas. Por exemplo: só fale ou escreva “saudade” se este for esse seu real sentimento. 

- Se estiver na dúvida se o outro quer ou não, pergunte. Mas, se não perguntar, não justifique-se colocando a culpa nele, dizendo “achei que você não iria querer”.

- A menos que a sua relação seja com um filho, tirar de você para dar para o outro nem sempre significa bondade. Aliás, na maioria das vezes, é fragilidade e diz muito sobre a dificuldade em conseguir falar “não”. 

- Se alguém te contar algo, ouça atentamente. Coloque sua escuta a serviço do outro. E contenha o vício de falar de si. Ouvir é um ato de respeito. E, se no final, você não souber o que dizer, pergunte: eu gostaria de te ajudar, você acha que eu posso fazer algo? 

- A menos que você esteja passando por um problema, evite ficar reclamando da vida, do trabalho, da sua família. Para isso, faça uma terapia, resolva suas questões e poupe os ouvidos dos coleguinhas. 

- Sabe aquela expressão: ganhou ponto comigo/ perdeu ponto comigo? É muito arrogante: quem somos nós para ficarmos pontuando o valor dos outros? 

- Antigamente havia uma campanha forte e um texto narrado dizendo: “use filtro solar”. Atualmente, precisamos engajar outra com o mote: “use fones de ouvido”. O som do celular invade, além de incomodar, e muito ainda invade o espaço do outro. 

- Não se ocupe em mudar o mundo, mudar o outro, dar conselhos; atenha-se apenas a evoluir você. Isso, por si só, já é uma tarefa muito difícil e trabalhosa. Talvez exatamente por isso seja melhor desviarmos o olhar para fora a sair pelo mundo apontando as falhas nos outros. Mas, se concentrarmos em nós e conseguirmos ser melhores pessoas, seremos também melhores pais, filhos, irmãos, vizinhos, patrões e amigos. Quer mudar o mundo, mude você. 

- Se você gosta da casa  onde mora, você morará num castelo.

- Não prometa nada que não vá cumprir, mas, se por acaso não puder, avise. Pessoas honestas, quando sabem que não darão conta de manter o combinado, tratam logo de conseguir um  jeito de comunicar isso ao outro e não simplesmente desfazer unilateralmente. 

- Se você for um prestador de serviço, mantenha o mesmo valor ainda que seu cliente seja um milionário. Alterar o valor de acordo com “a cara” do cliente diz sobre o caráter da pessoa. É uma hipocrisia agir assim e querer um mundo mais justo. A justiça também começa por nós. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por