Resolver problemas simples de forma rápida, eficaz e ainda gerar um grande impacto social. Essa é a proposta da Olhi, startup que oferece um verdadeiro marketplace de serviços diversos, com foco no empreendedorismo feminino, e num formato inovador de atendimentos individuais, online e em apenas 15 minutos. A missão é conectar quem quer aprender com quem sabe ensinar.
Fundada em 2021, durante a pandemia, a empresa nasceu com a proposta de oferecer renda especialmente às mulheres, que costumam ser grandes especialistas em solucionar pequenas dificuldades do dia a dia, como tirar manchas de uma roupa, preparar um prato especial ou cuidar de uma planta. “Pesquisas mostram que as mulheres são responsáveis pela renda de quase 50% dos lares brasileiros. Percebemos a oportunidade de valorizar o conhecimento adquirido, oferecendo uma possibilidade de renda adicional para elas”, lembra a CEO, Stefanie Schmitt.
Baseada na economia do cuidado, a empresa vem despertando cada vez mais interesse de prestadores de serviços, usuários e até investidores. Financiada com capital próprio dos três sócios – Stefanie Schmitt, Julie Maciel e Felipe Moreira – a startup recebeu, recentemente, um aporte de R$ 100 mil em uma rodada de investimentos. O dinheiro vem sendo utilizado para melhorar a plataforma, que está disponível nas versões mobile e desktop, nos formatos Android e IOS.
Até o momento, a empresa conta com mais de 50 prestadores de serviços, sendo a maioria de mulheres, que oferecem dicas nas áreas de beleza, alimentação, saúde mental, negócios e utilidades domésticas. O grande diferencial é que todos os profissionais passam por um processo de curadoria, onde a startup avalia sua competência antes de disponibilizar seus serviços. “Há muita informação gratuita disponível na internet, mas uma resposta que vai direto no ponto é muito difícil. Por isso, fazer um processo de validação dos profissionais é o que nos permite oferecer um serviço que responde exatamente o que o usuário precisa”, destaca Julie Maciel, COO.
Os atendimentos, de apenas 15 minutos, têm um valor fixo de R$ 22, sendo que o profissional recebe R$ 15, o equivalente a R$ 1 por minuto. O restante fica com a plataforma, que oferece, ainda, serviços como automatização de agenda, secretariado, controles financeiros e até assessoria de gestão e marketing. “Normalmente, o profissional que está começando a empreender precisa de ferramentas que facilitem seu trabalho”, explica Felipe Moreira, CFO.
Com o tempo, a plataforma notou a necessidade de oferecer outros formatos de atendimento, com mais tempo, como é o caso das terapias, oferecidas por psicólogos e terapeutas diversos. Então, foram criados pacotes especiais, onde são oferecidos atendimentos mais longos e serviços de gestão de negócios em troca de um percentual do valor recebido pelo profissional.
Em meio a tamanhas conquistas em apenas dois anos de atuação, as expectativas para 2023 são ainda maiores. A meta é que, até o final deste ano, a Olhi conte com um portfólio de 500 profissionais e 3000 usuários. “Nosso maior objetivo é causar impacto positivo tanto para quem oferece o atendimento quanto para quem recebe. Queremos contribuir para a reprodução da economia do cuidado, mostrando que é possível gerar resultados positivos, especialmente para as mulheres”, finaliza a CEO.