Desvendando a confluência entre Direito, Tecnologia e Gestão de Riscos na era do Compliance

Publicado em 30/03/2024 às 06:00.

Cristiane Helena de Paula Lima Cabral*
João Victor Alves Lima**

A Revolução Industrial 4.0 provocou diversas transformações na sociedade e no campo jurídico não seria diferente. Os novos bacharéis em Direito, assim como os profissionais, convivem com novos conceitos e desafios para a profissão.

Ainda é preciso destacar o surgimento de novas profissões, provocado pela necessidade de se adequar às novidades trazidas pela tecnologia.
Uma área em ascensão e que está ganhando destaque é a gestão de riscos e compliance. Em startups e empresas inovadoras, profissionais estão unindo o conhecimento jurídico à tecnologia para enfrentar desafios complexos e garantir a conformidade com normas e regulamentos. 

Numa breve conceituação, a Compliance é a atuação em conformidade com leis, regulamentos e padrões éticos aplicáveis a uma empresa. Enquanto que a gestão de riscos procura identificar, avaliar e controlar os riscos que uma organização pode enfrentar em suas operações. Ambas são essenciais para garantir que uma empresa opere dentro dos limites legais e minimize possíveis problemas e consiga trazer as respostas rápidas aos seus stakeholders e shareholders.

O profissional dessa área enfrentará alguns desafios, como a complexidade das regulamentações e a necessidade de adaptação rápida a novos requisitos legais. Além disso, também se lida com a crescente ameaça de violações de dados e fraudes, sendo necessária a adoção de medidas proativas de proteção, bem como a adoção de alternativas para se mitigar o dano.

Apesar do seu crescimento e relevância para as empresas, a gestão de riscos e compliance ainda não é amplamente reconhecida no campo jurídico, sendo um dos motivos a relativa novidade da abordagem e a falta de compreensão sobre como a tecnologia pode ser integrada de forma eficaz. No entanto, à medida que mais empresas percebem sua importância, espera-se uma maior aceitação e integração no campo do Direito.

No futuro, espera-se uma demanda crescente por profissionais qualificados em gestão de riscos e compliance. A tendência é que a tecnologia desempenhe um papel cada vez mais central nesse processo, oferecendo soluções avançadas e adaptáveis às necessidades das empresas, inclusive aos profissionais do campo jurídico.

E visualiza-se uma oportunidade emocionante para os profissionais do Direito. Ao entender os fundamentos dessa abordagem e aproveitar as ferramentas tecnológicas disponíveis, será possível compreender os desafios do mercado e garantir um futuro cheio de oportunidades de trabalho.

E, ao final, as empresas só têm a ganhar com a adoção de uma gestão de riscos eficiente, pois além de garantir a conformidade com as leis e regulamentos, a abordagem proativa de gestão de riscos pode reduzir acidentes, melhorar a reputação da empresa e aumentar a confiança dos stakeholders.

* Doutora em Direito Público Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora de Direito das Faculdades Kennedy e Promove. Assistente Administrativo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. contato: crishelenalima@gmail.com

** Auditor interno de gestão integrada ISO 9001, 14001 e 45001. Assistente de Consultoria. Especialista em migração de dados. Estudante de Direito das Faculdades Kennedy e Promove de BH. Contato: contatojvalima@gmail.com

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por