Tiago ReisInvestidor há mais de 15 anos, fundador e CEO da casa de análise financeira Suno Research.

Top 3 melhores empresas que pagam mais de 6% de dividendos

13/07/2021 às 19:42.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:24

Hoje vou generalizar: todo mundo gosta de dividendos e viver de renda passiva é o sonho de qualquer investidor. Por isso, muitos deles buscam empresas que tenham Dividend Yield elevado. Afinal, o objetivo sempre é comprar ações, tornando-se sócio da empresa, e receber parte do lucro líquido ajustado em forma de altos, bons e recorrentes dividendos.

É importante sempre ficar atento porque existem algumas empresas que até pagam dividendos altos, mas não são tão seguras porque, muitas vezes, os pagamentos dos proventos não são recorrentes. Vale olhar sempre os balanços das empresas e verificar esse tipo de informação para não se decepcionar.

Quem já leu o livro do Décio Bazin, “Faça Fortuna com Ações Antes que Seja Tarde”, sabe que a sugestão do autor é que os investidores sempre busquem comprar ativos de companhias que pagam dividendos acima de 6%, que tenham balanço sólido e  perspectivas positivas.

Com isso em mente, selecionei três ações que já pagam dividendos acima dos 6% e acredito que devam até aumentar a porcentagem do pagamento ao longo dos próximos anos. Confira:

Vivo (VIVT3)

A operadora de telefonia tem uma baixíssima volatilidade de resultados por conta do seu modelo de assinatura e, por isso, é altamente previsível e segura. Boa parte dos clientes da empresa são optantes de planos pós-pagos, o que garante uma recorrência das receitas da empresa. Com isso, é uma empresa que tem margens boas e tem um endividamento muito tranquilo.

A Vivo combina margem alta, com previsibilidade e balanço sólido, o que faz com que a empresa tenha uma sobra de caixa bastante relevante quase todos os trimestres e pague para os acionistas dividendos elevados e de maneira recorrente.

Atualmente, já paga mais de 6% e quem comprar ações da empresa nos próximos 12 meses vai ganhar mais do que isso certamente.  É talvez umas das empresas menos voláteis e mais seguras das bolsas. No entanto, não é uma empresa que  vai multiplicar seu capital, não será a próxima Magazine Luiza, ok? Mas vai pagar  um bom dividendo e vai ter uma baixa volatilidade, tanto da sua cotação, como também do provento que ela vai pagar.

BB SEguridade (BBSE3)

A BB Seguridade também é uma empresa que tem baixa volatilidade de seus resultados. Para quem não conhece, é uma subsidiária do Banco do Brasil, a responsável pela venda de seguros para os clientes do BB. Ao contrário de várias estatais, essa é uma holding que tem sócios privados operando os negócios, inclusive sócios internacionais. É uma seguradora muito rentável, uma das seguradoras de maior ROI (Retorno Sobre o Investimento) do mundo todo, não lembro de outra seguradora que tem uma rentabilidade tão elevada quanto a BB Seguridade.

A empresa tem apresentado crescimento moderado ao longo dos últimos anos, obviamente sofreu um pouco por conta da pandemia, mas tem apresentado crescimento moderado. Investindo na BB Seguridade, o investidor alia crescimento com dividendo.

Outro ponto muito positivo é que a empresa não tem dívidas, tem rentabilidade muito interessante e deve continuar crescendo e pagando dividendos elevados a seus acionistas. Hoje já paga mais de 6% e acredito que pode chegar a pagar 8% nos próximos 12 meses.

EGIE3 (Engie Brasil Energia S.A.)

A Engie Brasil é a maior empresa privada do país no segmento de energia elétrica. Ela está no setor de transmissão, entrando agora com investimentos massivos, e também atua no ramo de geração. Até gasoduto a Engie tem. É, portanto, muito diversificada, muito grande, muito bem tocada e é, talvez, junto da Equatorial, uma das empresas mais rentáveis do segmento elétrico.

A Engie conseguiu fazer bons investimentos ao longo do tempo, vai entregar um crescimento moderado ao longo dos próximos anos e hoje já paga dividendo interessante, além de ter uma balanço muito sólido. Acredito que pode pagar por volta de 8% em 2022 em termos de dividendos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por