Provavelmente, a última vez que nevou em Minas Gerais deve ter sido no pleistoceno. Exageros à parte, o fato é que tem muitos anos que não neva por aqui. Mas geada tem, e muito, no Sul de Minas. Monte Verde, na Mantiqueira, ganha ares mais europeus ainda nesta época do ano, com a mescla de arquitetura de inspiração europeia, charmosas pousadas, muito frio e a geada cobrindo os campos com uma fina camada de gelo nas manhãs de inverno.

Desde o finalzinho de maio, Monte Verde tem visto muitas geadas. Os turistas adoram. A cidadezinha – que na verdade é um distrito de Camanducaia, quase na divisa com o Estado de São Paulo – já é um charme só por conta de sua arquitetura, de suas paisagens, das pousadas e dos restaurantes de fondue, trutas e massas. Com o frio e, com frequência, a geada, ela se torna ainda mais atraente.

Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, Monte Verde fica a pouco mais de 500 quilômetros de BH e a mais de 1.500m de altitude. É frequentemente chamada de “Suíça Mineira”. Mas o sotaque e a hospitalidade são legitimamente mineiros.

Pesquise por vagas de hospedagem no site da Associação dos Hotéis e Pousadas de Monte Verde - AHPMV: www.monteverde.org.br.