
A distribuidora Paris Filmes anunciou nesta terça-feira (11), que suspendeu "imediatamente" a comercialização do documentário João de Deus - O Silêncio É uma Prece em todas as plataformas digitais. Lançado em maio nos cinemas, o filme tem direção de Candé Salles (de Para Sempre Teu Caio F.) e roteiro de Edna Gomes.
A decisão ocorre após a divulgação de supostos abusos sexuais cometidos pelo médium no "hospital espiritual" que mantém em Abadiânia, interior goiano.
Até a manhã desta terça-feira (11), 78 mulheres registraram denúncias contra João de Deus no Ministério Público de Goiás.
O anúncio ocorre um dia após a editora Companhia das Letras suspender a distribuição do livro João de Deus: Um Médium no Coração do Brasil, publicado pelo selo Fontanar em 2016. O livro é de autoria de Maria Helena Pereira Toledo Machado, professora de História da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo a sinopse, o filme "mostra que a paz está presente por todo espaço, entrando a fundo na dinâmica da casa e nos trabalhos locais" na Casa Dom Inácio de Loyola, onde João de Deus realiza "cirurgias espirituais".
O filme traz entrevistas com o médium e com seguidores e admiradores, tais como a atriz Cissa Guimarães, que também é narradora da produção. Além disso, mostra imagens das chamadas "cirurgias espirituais", nas quais João de Deus utiliza utensílios domésticos, como faca de cozinha e tesoura, para realizar cortes e incisões.
Na época do lançamento, Luiz Carlos Merten, crítico de cinema, descreveu o filme como "bem feito, bem montado", mas que "em nenhum momento busca tensionar ou desmistificar o personagem". "Os depoimentos apontam sempre na mesma direção", escreveu na época.
Além do documentário, a obra João de Deus - O Filme está em fase de pré-produção. Na semana passada, a empresa Lynxfilm Produções Audiovisuais conseguiu autorização para captar até R$ 4 milhões para o filme por meio de incentivos fiscais.
Leia mais:
Em 24 horas, 78 supostas vítimas de João de Deus procuram MP de Goiás
Mesmo com denúncias, centro de João de Deus mantém atendimentos
Força-tarefa em SP investiga denúncias de abuso sexual de João de Deus
'Se fosse perfeito, não estaria nesta missão na Terra', afirma João de Deus
Denúncias contra João de Deus trazem à tona dramas vividos por mineiras
Em um dia, força-tarefa do MP de Goiás recebe 40 denúncias sobre João de Deus
Duas possíveis vítimas do médium João de Deus procuram o MP de Minas e prestam depoimento