Pedágio "módico" na BR-262; R$ 2,85 a cada 100 km

Hoje em Dia
05/12/2013 às 06:20.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:34

O governo comemorou o resultado do leilão de um trecho de mais de l.l76 quilômetros de três rodovias federais, entre Betim e Brasília, realizado na quarta-feira pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Foi um sucesso, com deságio de 52%”, declarou a presidente Dilma Rousseff.

O ministro dos Transportes, Cesar Borges, disse que o Programa de Investimento em Logística (PIL), lançado em agosto do ano passado, “vai indo muito bem, os deságios têm alcançado o nível da modacidade tarifária”. O que Borges considera módico é um pedágio de R$ 2,85 a cada 100 quilômetros rodados pela BR-262, rumo a Uberaba, proposto pela empresa vencedora do leilão.

Ele foi disputado por cinco concorrentes. Venceu a paulista Triunfo Participações e Investimentos, que já é concessionária de 642 quilômetros de rodovias no Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. E participa do consórcio que ganhou a concessão do aeroporto de Viracopos, em Campinas.

O presidente da Triunfo, Carlo Bottarelli, disse que antes de fazer lance com deságio de 52%, a empresa refez os cálculos da ANTT e concluiu que o número de pedágios será maior que o previsto. Os trechos das BRs 262, 153 e 060 que foram licitados se encontram, segundo ele, numa “região importante, com muito tráfego de veículos e sem concorrência com ferrovias”.

Essa última referência – a concorrência com ferrovias – é importante para quem assume o compromisso de duplicar nos próximos cinco anos 528,7 quilômetros, com investimentos de R$ 3,58 bilhões. Quando vencer o prazo de concessão, dentro de 30 anos, ela terá investido R$ 7,15 bilhões para duplicar todo o trecho leiloado, entre outras obras.

Os mineiros vão pagar mais pedágios e, dependendo da qualidade das estradas, talvez deixem de reclamar tanto. A primeira concessão de uma rodovia estadual, a MG-050, por meio de uma Parceria Público-Privada, completou três anos em outubro, em meio a muitas reclamações de usuários. Motoristas de automóveis pagam R$ 4,40 – cobrados em seis praças de pedágio, ao longo 371 quilômetros da rodovia.

A Fernão Dias, primeira rodovia federal em Minas a inaugurar praças de pedágio, em Itatiaiuçu, cobrava dos automóveis R$ 1,10 em dezembro de 2008. Hoje eles pagam R$ 2,00 a cada 100 quilômetros.

O ministro Cesar Borges já está antevendo dificuldades para a vencedora do leilão de quarta. Em entrevista, ele destacou que a obrigação de pavimentação de mais de 600 km será um desafio para a concessionária.

Talvez a Triunfo esteja apostando, para lucrar, na inapetência demonstrada até agora pela ANTT para cobrar das concessionárias todas as suas obrigações. Como informou o Hoje em Dia, na edição de ontem, auditoria do Tribunal de Contas da União mostrou que 80% das obrigações previstas em contrato não foram cumpridas pelas empresas.  

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