
Mesa convidativa é um tempero a mais naquele almoço em casa com os amigos ou a família. Num jantar a dois, então, caprichar na escolha da louça e acertar nos arranjos de flores faz toda a diferença. Para quem não leva jeito com decoração ou não segue a linha “faça você mesmo”, a boa notícia é que uma busca rápida no Instagram pode salvar os planos.
Em Belo Horizonte, o Lulu Cereja é um dos perfis mais conhecidos. Com quase 20 mil seguidores e mais de 5 mil publicações, a página ajuda quem quer se tornar um exímio “meseiro” – termo criado com o boom das mesas postas – inspirando e também comercializando os acessórios.
Sócia-proprietária da marca, Elayne Nardy Nascimento é responsável pelo negócio ao lado de Eliana Coutinho de Morais. Ela conta que a ideia ganhou forma em 2012 e que o sucesso veio à tona mesmo no fim do ano seguinte, com a enxurrada de encomendas.
Atualmente, parte das peças – sousplats, guardanapos, porta-guardanapos e jogos-americano – é mantida em estoque para facilitar o atendimento das clientes, maioria com idades entre 30 e 40 anos. “Além de usar em casa, muita gente procura para dar de presente”, comenta a empresária, que também criou um site.
Novo ofício
Aproveitando a nova onda para criar um negócio lucrativo, mas ao mesmo tempo prazeroso, a engenheira Fernanda Pacheco, de 30 anos, abandonou a profissão para se dedicar aos trabalhos manuais. Atualmente, alimenta o perfil Mãos de Nanda com peças feitas por ela mesma.
“Sempre gostei muito de receber em casa. Uma vez, ganhei um sousplat que trocava a capa e tentei replicar a ideia. Presenteei amigas e elas acabaram encomendando depois”, conta, relembrando a origem do negócio, famoso na propaganda boca-a-boca.
As vendas dos acessórios acontecem online, via WhatsApp ou pelo próprio Instagram. Para dar conta das entregas em algumas ocasiões, como Natal, a moça tem ajuda de uma costureira.
Arquiteta com experiência em decoração de eventos infantis, Rachel Ramos, de BH, desmembrou o negócio há pouco mais de um ano e criou o Petit Home Decor – perfil no Instagram exclusivo sobre mesas postas. “Por cinco anos trabalhei com festas infantis, mas começaram a surgir demandas de mesas para jantares e almoços. Nessa época, sentia falta de acessórios bonitos e diferentes”, relembra.
Petit Home Decor: composição simples é charmosa e delicada: porta-guardanapo de flor laranja faz toda a diferença combinado com aparelho de jantar neutro
Além de publicar fotos inspiradoras, ela também atua como table designer, presta consultoria sobre acessórios para ter em casa, e ministra workshops para grupos e empresas. Na rede social de fotos, o perfil dela contabiliza 14 mil seguidores.
Blogueira e marido fizeram de hobby ‘profissão internacional’
Dificuldades de recém-casada, que viraram hobby, que viraram curso, que viraram profissão. Foi essa a trajetória da administradora-blogueira Juliana Santiago, de Belo Horizonte, que há pouco mais de quatro anos enveredou pelo universo das mesas postas. Mais do que publicar fotos inspiradoras nas redes sociais, ela ensina a arte de criar mesas de cair o queixo e cruza o oceano compartilhando o conhecimento.
Além dos cursos presenciais, nos quais ensina as melhores combinações entre louça e as “roupas” de mesa, a forma ideal de harmonizar os utensílios, e dá dicas de acessórios indispensáveis no dia a dia, ela dá o ar da graça também online. Estados Unidos, França, Finlândia e Japão são só alguns dos países que já “exportaram” clientes para a moça e o marido dela, sócio no empreendimento, o Vida de Casada.
“A mulher moderna tem seu lugar no mercado de trabalho, mas gosta de cuidar do lar. E a mesa posta é uma demonstração de carinho com quem a gente gosta e quer bem”, comenta Juliana, justificando o sucesso do negócio, sustentado pelo aumento no número de profissionais no segmento e de clientes interessadas em aprender sobre ele.
O Vida foi um dos perfis que alavancaram o universo das mesas postas. Naquela época (meados de 2013), nem existia o termo meseira. Comecei a compartilhar o que estudava e buscar para mim mesma e vi que de forma leve era possível transformar os momentos à mesa e retomar a importância deles em casa”, acrescenta.
Atualmente, Juliana e o marido, Lucas, se dedicam à elaboração de cursos presenciais e virtuais no Brasil e exterior. Na programação estão incluídos planejamento de eventos, organização da mesa, elaboração de um menu coerente e até como montar um enxoval inteligente sem gastar muito dinheiro. O casal está presente em todas as redes sociais, incluindo o Instagram, onde tem quase 200 mil seguidores.
Veja galeria com outras imagens de lindas mesas sugeridas nos perfis do Instagram: