É biomassa! Ingrediente de banana verde cozida é amigo da saúde, da dieta e curinga na cozinha

Patrícia Santos Dumont
pdumont@hojeemdia.com.br
23/08/2018 às 11:47.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:04
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

​Conhecida pelas propriedades nutricionais, uma vez que ajuda no funcionamento do intestino, promove saciedade e regula glicemia e colesterol, a biomassa de banana verde é queridinha de quem busca manter a silhueta em dia. É também um curinga na cozinha. Espessante natural, garante consistência cremosa a receitas doces e salgadas, substitui ingredientes calóricos, como creme de leite e leite condensado, e dá um upgrade em pratos tradicionais, como o feijão cozido. 

Adepta do creme natural, que pode ser feito em casa com bananas verdes cozidas em um pouquinho de água, a terapeuta ayurveda e chef funcional Xanda Fogaça diz que o segredo dos preparos com biomassa está no tempero. “Dá para brincar experimentando, já que o sabor original é bem neutro. Gosto muito de salsinha, cebolinha, páprica, cúrcuma e curry nas salgadas. E dos açúcares do bem, o de coco, mel, melado de cana e rapadura, além de canela, cravo e anis estrelado nas doces”, diz. 

Neste domingo (26), Xanda dará o curso “Colocando a mão na (bio) massa”, em Belo Horizonte. As inscrições para o workshop podem ser feitas até este sábado (26) pelo site eventosgofree.com ou direto clicando aqui. 

Amido resistente

Uma das principais dicas da profissional para quem vai produzir a biomassa em casa (ela também pode ser comprada pronta em lojas de produtos naturais) é manter as características que fazem dela um amido resistente, ou seja, que não é interpretado pelo organismo como açúcar. Para isso, é importante ficar de olho no ponto da banana. 
A fruta deve chegar, no máximo, ao grau dois (de quatro estágios possíveis) de amadurecimento, quando está verde levemente amarelada. Do contrário, a receita ficará adocicada e terá as propriedades de um amido comum, tal como a banana in natura. 

Depois de pronta, dependendo da temperatura ambiente e até do recipiente em que for guardada, dá para armazená-la na geladeira por até sete dias ou, no congelador, por até cinco meses. 

Como substituto de outros espessantes, a proporção de uso é de um para um, ensina Xanda. Isso significa que a quantidade a ser usada numa receita de brigadeiro, por exemplo, deve ser a mesma de leite condensado do prato tradicional.

Meio a meio

Quem não quiser abrir mão totalmente dos ingredientes tradicionais em certas receitas, muitas vezes os responsáveis por conferir sabor ao prato, pode substituir metade da medida pela biomassa, diz a nutrichef Pâmela Sarkis. 

A dica também vale para preservar a cor natural dos preparos, já que a biomassa é amarronzada. “O estrogonofe com 100% de biomassa, por exemplo, vai perder aquele tom rosinha e ficar cinza. Alguns pratos também podem acabar empapados. Nesse caso, sugiro adicionar uma parte de gordura para hidratar”, ensina. 

Nutricionista do Núcleo Edy Mafra, em BH, Verena Bartkowiak de Oliveira ressalta que a biomassa é rica em fibras, promovendo saciedade e favorecendo

– Ingredientes:
3 bananas verdes

– Modo de preparo: 
Lave as bananas e leve-as à panela de pressão com água suficiente para cobri-las. Quando atingir pressão, deixe cozinhar por 8 minutos. Retire a polpa com uma faca e bata, ainda quente, no liquidificador com o mínimo de água até virar uma pasta cremosa. Guarde na geladeira.

Receita da terapeuta ayurveda e chef funcional, Xanda FogaçaXanda Fogaça/Divulgação

– Ingredientes:
1 xícara de biomassa de banana verde amolecida
1/2 xícara de água
1/2 xícara de açúcar de coco ou xylitol
2 colheres de sopa de manteiga ghee
1/2 xícara de cacau em pó
1 pitada de sal marinho

– Modo de preparo:
Coloque o xylitol ou o açúcar de coco em uma panela com 2 colheres (sopa) de água e deixe virar um melado. Adicione a biomassa e incorpore o melado. Coloque um pouco de água (cerca de 2 colheres) aos poucos até diluir. Adicione o cacau, abaixe o fogo e misture todo o tempo. Vá adicionando água até acabar. Mexa por uns 10 minutos, depois adicione o ghee e a pitada de sal.
Essa parte requer paciência. Misture por 20 a 30 minutos sem parar até chegar a uma textura bem cremosa de brigadeiro. Praticamente até quase queimar. Se desejar acrescente algumas gotinhas de extrato de baunilha. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Receita da nutricionista e chef funcional Pâmela SarkisPâmela Sarkis/Divulgação

– Ingredientes:
1 xícara de chá de castanha do Pará*
100 gramas de biomassa de banana verde
300 ml de leite de amêndoas ou de castanhas*
2 colheres de sopa de farinha de castanhas
1/2 colher de chá de sal rosa
1 colher de chá de açafrão
1 pitada de noz moscada
1/2 colher de chá de gelatina incolor

– Modo de preparo:
Coloque a castanha do Pará para hidratar de preferência um dia antes em água filtrada, na geladeira. Escorra e reserve. Bata todos os demais ingredientes no liquidificador e cozinhe em fogo baixo para engrossar. 

*Se preferir, substitua o leite de castanhas por leite comum e a castanha do Pará por 1/2 caixinha de creme de leite

Receita da nutricionista Verena Bartkowiac de Oliveira 

– Ingredientes:
500g de peito de frango em iscas
1 colher de café de sal
Sumo de 1/2 laranja
3 tomates maduros
1/2 xícara de água
1 cebola picadinha
1 dente de alho picado
1 colher de azeite extra virgem
2 xícaras de biomassa de banana verde
1 copo de leite de coco
1 xícara de cogumelos (opcional)
Salsinha picadinha (opcional)
1/2 maço de manjericão
Sal rosa ou marinho a gosto

– Modo de preparo: 
Tempere o frango com sal e laranja e deixe de molho por 30 minutos. Bata os tomates no liquidificador com água e leve a mistura com manjericão ao fogo baixo por 10 minutos. Refogue cebola e alho em azeite por 3 minutos e coloque numa panela com o molho. Acrescente leite de coco e biomassa ao molho e misture. Em uma frigideira quente e sem óleo, coloque o frango escorrido e doure virando as lascas, sem mexer muito). Acrescente o frango ao molho e adicione os cogumelos. Salpique salsinha. Acerte o sal e sirva.

Receita da terapeuta ayurveda e chef funcional, Xanda FogaçaXanda Fogaça/Divulgação

Ingredientes:
3 ovos
5 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de leite de amêndoas (ou qualquer leite vegetal)
1 xícara de biomassa de banana verde
1/2 colher (chá) de temperos verdes (sugestão: salsinha desidratada, orégano e/ou hortelã)
1/2 maço de salsinha ou manjericão
5 colheres (sopa) de linhaça dourada ou chia
Mix de farinhas: 1 1/2 xícara de farinha de arroz + 1/2 xícara de fécula de batata + 1/2 xícara de polvilho doce
1 colher (sopa) de fermento

– Modo de preparo:
Bata os ovos, o azeite e o leite de amêndoas no liquidificador. Reserve. Misture os outros ingredientes (menos o fermento) em uma tigela até obter uma mistura homogênea. Adicione o conteúdo da primeira mistura. Amasse bem. Se quiser, utilize uma batedeira. Quando a massa estiver pronta, adicione o fermento. Coloque em uma forma de silicone ou em uma de bolo inglês untada com um pouquinho de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 25-30 minutos (fique de olho para não queimar!). Salpique semente de girassol, de abóbora, gergelim ou nozes por cima.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por