Uma das gorduras vegetais mais saudáveis e, por isso, recomendadas por profissionais de saúde, o óleo de coco serve mais do que só para cozinhar. Nos cabelos, faz verdadeiro milagre tanto na hidratação - reposição de água nos fios - quanto na umectação - reposição de nutrientes e lipídios.

Mas para usufruir dos benefícios do ingrediente, é preciso saber como aplicá-lo.

Confira as sugestões de Jackeline Alecrim, especialista em cosmetologia avançada e produtos naturais.

  • PRÉ-POO

Como o nome indica, o pré-shampoo deve ser usado antes da lavagem dos fios. Serve para hidratar, repor nutrientes e ajuda a proteger as pontas da água quente e da ação dos detergentes presentes no xampu.

Ingredientes:
- Óleo de coco
- Soro fisiológico
- Creme de hidratação

Modo de aplicação:
Misture os ingredientes e aplica no cabelo da raiz às pontas. Deixe agir por 30 minutos, depois lave os fios como de costume.

  • FINALIZAÇÃO

Use algumas gotas misturadas ao creme de sua preferência para hidratar cabelos cacheados e crespos. O processo blinda o fio, diminui o frizz e deixa o cabelo mais hidratado, brilhante e os cachos mais definidos.

Ingredientes:
- Creme de pentear
- Óleo de coco

Modo de aplicação:
Aplica em todo o cabeço. Se quiser um cabelo mais volumoso use um pente garfo para dar volume na raiz

  • UMECTAÇÃO

O objetivo é nutrir os fios e repor a oleosidade necessária, recuperando cabelos danificados. Pode ser feita em todos os tipos de cabelo, sobretudo nos cacheados, crespos e em transição.

Ingredientes:
- Óleo de coco extravirgem

Modo de aplicação:
Com os cabelos secos, separe mechas pequenas e distribua o óleo da raiz às pontas. Amarre o cabelo e utilize uma touca. Deixe agir por no mínimo 4 horas ou a noite toda. Depois lave como de costume ou utilizando uma máscara antes para facilitar a remoção do óleo.