Usados como peças decorativas e até como jóia, os cristais desempenham função terapêutica quando o assunto é a saúde do corpo e da alma. Capazes de restabelecer a energia vital, realinhando os chákras (centros de energia no corpo), melhoram o sono, favorecem o bom humor e protegem, inclusive, contra doenças, dizem os especialistas no assunto. 

Naturólogo especialista em cristaloterapia, Eduardo Mello explica que as propriedades estão ligadas ao arranjo molecular das pedras – tanto as preciosas quanto as semi-preciosas podem ser denominadas cristais. Segundo ele, as peças têm capacidade de modular as frequências energéticas do corpo humano em todas as esferas.
“Possuímos um sistema de energia constituído por estruturas energéticas chamadas chákras, que regulam todo o funcionamento do corpo, tanto no nível físico, quanto emocional e espiritual. O equilíbrio energético, por sua vez, é apenas uma das ferramentas de auxílio para alcançar a saúde física”, reforça. 

Faixas vibratórias

A terapeuta holística Ahyala Martelo também se dedica ao estudo das gemas. Segundo ela, as estruturas, que levam milhões de anos até serem formadas, carregam consigo a vitalidade da natureza e, por isso, funcionam como amuleto de transferência energética para ambientes e pessoas.

Pedras com cores quentes, como a calcita laranja, devem ser energizadas sob a luz do sol; as frias, rosadas e arroxeadas, por exemplo, sob a luz da lua. Tão importante quanto conhecer as propriedades das gemas é saber usá-las é manter um ritual de limpeza adequado e constante

“Somos formados por faixas vibratórias nas quais cada tipo de cristal age de uma maneira. Alguns atuam sobre as mais densas, limpando vibrações negativas. Outros, atingem faixas tão elevadas que se tornam capazes de elevar nossa consciência. Daí a possibilidade de usá-los no nosso processo de cura”, explica. 

Neste domingo (28), a terapeuta holística irá ministrar curso sobre o tema em Belo Horizonte. Além de aulas teóricas e práticas, abordará técnicas de limpeza, energização, programação e meditação com as pedras.

Diferenças

Facilmente encontrado na natureza, o quartzo rosa é uma das gemas mais poderosas, eficaz para emanar sabedoria e energia positiva e para reconstruir padrões vibratórios fragilizados, estimulando, assim, o amor. “Atua sobre o chákra do coração, favorecendo a dissolução de mágoas e o perdão”, acrescenta Ahyala. 

Tão importante quanto saber usá-los é manter uma rotina de limpeza, diz a terapeuta holística. Rituais com terra e sal grosso são os mais comuns. “Também é importante ficar de olho nas cores das pedras. As quentes são energizadas no sol e as frias, na luz da lua”, acrescenta. 

Leia mais:

O que dizem as cores da alma: aura é campo magnético que protege e diferencia os seres

O poder das orgonites: ferramenta purifica e amplia energia vital de pessoas e ambientes

Olhar revelador: iridologia permite fazer um pré-diagnóstico de doenças do corpo e da alma

Além disso:

Muito mais do que carregá-los junto ao corpo, como uma espécie de amuleto, espalhá-los pela casa ou ambiente de trabalho, é importante estabelecer uma conexão com os cristais para que desempenhem a função desejada. “É fundamental ter consciência do que aquela pedra representa e mentalizar os desejos e sentimentos em relação a ela. Faz toda a diferença”, reforça a terapeuta holística Ahyala Martelo, estudiosa da cristaloterapia.

O local do corpo exposto à gema também deve ser observado. Pedras escuras, como a turmalina negra, por exemplo, não devem ser colocadas próximas ao pescoço, alerta a terapeuta. “Elas atuam no chákra básico e é justamente na garganta que está localizado o chákra espiritual. Haverá um descompasso de vibrações”, explica. A mesma regra vale para pulseiras, que se forem de cores escuras devem ser limpas com frequência.

O curso do próximo dia 28 será realizado no Espaço Viva Bem, no bairro Serra, Zona Sul de BH. A programação inclui informações sobre o funcionamento energético dos cristais, o poder terapêutico deles e os usos específicos para cada chákra. Para participar é preciso fazer inscrição no site do Sympla clicando aqui.

Arte cristais

Clique na imagem para ampliá-la