Difícil encontrar quem não se renda a ele, seja em formato de barra, na cobertura de um bolo ou simplesmente misturado no leite quente. Fato é que muita gente tem apostado no chocolate - cujo dia mundial é celebrado nesta terça-feira, 7 de julho - como bálsamo para os difíceis tempos de pandemia.

Mais do que sobremesa, o ingrediente faz bem para a saúde, desde que bem escolhido e consumido na medida certa, com moderação. A dose média diária não deve passar de 10 gramas (caso não haja outra recomendação específica), o equivalente a 2 ou 3 quadradinhos. Rico em antioxidantes, o cacau é um santo remédio contra ansiedade, melhorando o humor e protegendo o corpo até contra doenças como o câncer, apontam estudos.

Mas você sabe escolher o tipo certo ou mais adequado para o seu gosto e necessidades? Sabe, por exemplo, que o branco nem chocolate é (pelo menos no Brasil) e que o de soja tem motivo para ser recomendado para mulheres na menopausa?

Ficou curioso, né? Confira na galeria abaixo 8 tipos para consumir neste Dia Mundial do Chocolate e em todos os outros do ano: