Turismo

Após dois anos, viagens de formatura voltam a atrair milhares de estudantes para o litoral baiano

Raíssa Oliveira*
Enviada especialraoliveira@hojeemdia.com.br
27/07/2022 às 13:53.
Atualizado em 28/07/2022 às 10:33
 (Xuão / Forma Turismo)

(Xuão / Forma Turismo)

Depois de dois anos sem operações devido à pandemia da Covid-19, a tradicional viagem de formatura do ensino médio está de volta em uma edição especial que transformou o passeio em um verdadeiro festival. Batizado de "Porto Festival" o evento acontece até 31 de julho em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, e atrai cerca de 35 mil estudantes de todo o país. 

A reportagem do Hoje em Dia esteve na cidade baiana e acompanhou a edição especial de 25 anos da Forma Turismo, empresa que organiza a viagem. Atualmente, a agência é considerada a maior em viagens estudantis da América Latina. Neste ano, cerca de cinco voos desembarcam todos os dias no pequeno aeroporto municipal, levando os alunos para uma "experiência única". 

A estudante Beatriz Gomes, de 18 anos, moradora do interior de São Paulo, esteve na cidade baiana entre os dias 21 e 25. Ela conta que teve a viagem adiada devido à pandemia, e que chegou a cogitar cancelar o passeio. No entanto, após os primeiros dois dias, a jovem disse estar surpresa com a estrutura das festas e comemorou a decisão de participar da temporada. 

"Uma delícia. As festas que fazem aqui são incríveis, um verdadeiro festival. Vou guardar para a vida inteira o que vivi aqui, ainda bem que não cancelei. Além disso, pude conhecer pessoas do Brasil inteiro. E as atrações musicais são diversas, tem para todos os gostos e isso é muito bom", conta.  

Para reafirmar a frase "melhor viagem da vida" de muitos jovens e promover o retorno do evento após o período de isolamento social, a empresa transformou as festas noturnas já previstas no pacote em um verdadeiro festival estudantil. Além de passeios guiados por pontos históricos da cidade, o “Porto Festival” também possui, agora, uma estrutura completa típica de grandes shows para que os estudantes possam se sentir em um verdadeiro "Lollapaloza". 

(Raíssa Oliveira / Hoje em Dia)

(Raíssa Oliveira / Hoje em Dia)

Para todos os gostos

O evento conta com uma programação musical diversificada, entre os artistas escolhidos para levantar a galera durante o festival estão Ludmilla, Barões da Pisadinha, Léo Santana, Gloria Groove, Pedro Sampaio, Turma do Pagode, Kevin O Chris, GBR, Matheus Fernandes, Don Juan, PK, Bruno Martini, Banda Eva, entre outros. Ao todo são 40 atrações musicais ao longo da temporada. Em média, serão realizados dois shows por dia, todos exclusivos para os passageiros da companhia. 

A temporada Forma Turismo conta ainda com duas grandes arenas montadas para atender a vasta programação de shows. Entre elas está o Forma Music Park, localizado na Arena Axé Moi, onde o público pode acompanhar as atrações musicais e também aproveitar a roda gigante, tirolesa radical, oficina de grafite, palco hip hop, batalha de rimas, arena de games, pista de skate, quadra de basquete 3×3, arena de futebol X1, dentre outras atividades.

(Xuão / Forma Turismo)

(Xuão / Forma Turismo)

Já o Forma Beach Stage, situado no complexo Beat Beach, foi montado para trazer a sensação de um belo luau na praia. No local, os estudantes podem acompanhar os shows com “pé na areia” e ainda ter o mar a poucos metros de distância. 

Para agradar a geração Z, conhecida por ser criada em um ambiente digital, mais de 60 influenciadores digitais também participam das festas e interagem com os jovens durante as atividades promovidas na viagem. Entre eles, nomes como Julia Puzzuoli, Tata Estaniecki, Bruna Unzueta, Pkllipe, Mah Tavares, BraboXP, Júlia Mazzoco e Joãozinho marcam presença no festival. 

Retorno pós-pandemia
Angelo Ruggiero, membro do Conselho da Forma Turismo, comemorou a retomada da temporada promovida pela empresa em Porto Seguro. Ele avalia que o retorno da viagem de formatura já é um sucesso.

"Não tenho dúvida nenhuma. Tivemos muita entrega também, um engajamento orgânico muito forte. Estamos batendo mais de 100 milhões de menções somente no TikTok. Todo mundo comentando que o pessoal está tudo em Porto. Hoje somos o maior festival estudantil e o mais longo, e vamos tentar oficializar esse título", comemora. 

Shows e artistas
A retomada da temporada das viagens estudantis também é comemorada por artistas, que também já viveram a experiência de participar do evento, seja como atração musical ou até mesmo estudante. Caso do cantor Pedro Sampaio, que afirma que a sua viagem de formatura para Porto Seguro foi o primeiro local onde ele teve a oportunidade de tocar para um grande público.

"A minha primeira oportunidade como DJ foi aqui na forma na minha viagem de formatura. Nos anos seguintes eu vim como uma das atrações, e é muito legal ver que a forma foi evoluindo assim como minha carreira. Estar aqui é mais que um sonho realizado", afirmou. 

(Xuão / Forma Turismo)

(Xuão / Forma Turismo)

O funkeiro Kevin O Chris, que também embalou mais de 3 mil alunos durante uma noite do evento, disse que é sempre um prazer estar no evento.

"É um prazer estar aqui. Um grupo que traz vários artistas renomados, e eu acho que quem não veio ainda já deve se preparar para vir no próximo ano. Eu já vim umas cinco vezes e quero chegar a umas 500 participações", brinca.

Já a DJ mineira Thais Barja esteve no festival pela primeira vez e movimentou os estudantes com muita música eletrônica. Ao fim de sua apresentação, ela já disse que quer voltar outras vezes, e que amou o clima da festa.

"Eu gosto de desafios e encarei hoje com um, já que toquei para um público mais jovem e diferente do que o habitual. Mas foi muito bom e eu quero voltar no próximo ano", finaliza.

* A repórter viajou a convite da  Forma Turismo

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por