Beleza do sol e da lua: livro ensina a enfrentar desafios com amor, compaixão e conhecimento

Patrícia Santos Dumont
pdumont@hojeemdia.com.br
20/07/2017 às 16:28.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:40
 (Reprodução)

(Reprodução)

Uma história leve e cheia de significado, que mostra a importância da diferença e do respeito. Tainá é negra e também cega. Por ser diferente dos vizinhos da fonte d’água (aos olhos dos outros, claro!), por vezes ouve cochichos em referência a seu aspecto físico. Certo dia, ao desabafar com a avó, com quem divide o teto, ao lado de Estrela, o cãozinho companheiro, a menina descobre que a essência das coisas está justamente no fato de serem diferentes.

“Nossa pele conta uma história de sacrifícios e resistência. Nossos cabelos trazem a experiência da força”, disse a doce senhora, enquanto trançava os cabelos da neta, a quem carinhosamente chama “A Filha do Sol", no livro A Neta de Anita. A matriarca fazia referência à história do sol e da lua, que apesar de não poderem se encontrar, dividem o mesmo espaço de forma harmônica e respeitosa. E é assim também, a partir da convivência equilibrada com Estrela e a avó, Anita, que Tainá descobre a beleza da vida.

Um dia, após conhecer uma escritora, também privada da visão, decidiu ganhar o mundo. Desejosa de mergulhar naquele mar onde as palavras eram escritas em braile, foi em busca de conhecimentos. Partiu, sem ir embora. Voltou um tempo depois ensinando o que havia aprendido.

Passando a mão sobre o papel onde bordara Anita, percebia, junto à avó, que mais do que um nome, o braile simbolizava a esperança multiplicada. E foi assim também ao retomar à velha fonte d’água, que, após um período de seca, voltou a brotar. “Há fontes de inspiração, de afeto e conhecimento que alimentam nossa sede de vida. As fontes não podem secar, pois dependemos dela”, disse a menina, enquanto presenciava o próprio renascimento e de tudo mais em volta. 

A NETA DE ANITA
Autor:Anderson Oliveira 
Ilustrações: Alexandre Rampazo 
Editora: Mazza Edições LTDA
Número de páginas: 40Reprodução

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por