Parecia que o friozinho, típico da passagem do outono para o inverno, não iria chegar nunca a Belo Horizonte. Mas, às vésperas da estação das mais baixas temperaturas do ano, eis que ele surgiu, fazendo com que os casacos fossem tirados dos armários ou provocando a ida às lojas para encontrar uma peça na tendência da vez.

Em grande parte do Sudeste brasileiro, o período de frio costuma ser curto e pouco intenso, como acontece na capital mineira. No entanto, o momento de aproveitar o tempo para abusar dos looks estilosos é apreciado por muitos.

Por isso, as coleções de Outono-Inverno 2019, que estavam paradas nas araras há mais de um mês, ganham as ruas, apresentando o que guarda a temporada fria que começa, oficialmente, em 21 de junho.

“Assim que as temperaturas começaram a cair em BH, trocamos a nossa vitrine, colocando peças mais grossas com vestidos canelados”, destaca Lorena Saile, proprietária da loja multimarcas Lóh Saile, no bairro Buritis, região Oeste de BH.

Must have

Peças inteiras ou com aplicação de pelos falsos são, sem sombra de dúvidas, os itens em que as marcas mais apostaram as fichas. Porém, ao contrário do que muitos podem pensar, esse tipo de casaco está longe de ficar datado.

Pelo menos é o que afirma o estilista da Alphorria, Cássio Vital. “O shape das peças imprime atemporalidade às mesmas e as golas de fake fur (pelo falso) conferem conforto e elegância e, em alguns modelos, são destacáveis”.

Thassia Naves com gola alta

Com ar vintage dos anos 60 e 70, as turtlenecks vão bem sozinhas, com casacos, calças e saias, sob vestidos e em muitas outras combinações nada óbvias. Basta criatividade para inovar no look invernal. Na foto acima, a influenciadora mineira Thássia Naves apresenta visual nostálgico do início dos anos 90, com a escolha de uma gola alta amarela e em malha canelada

Leia mais:

O rosto fala: análise facial desenvolvida por mineira ajuda a aprimorar imagem pessoal

Aromas de inverno: fragrâncias quentes e aconchegantes combinam com a estação

Para durar mais: cuidar corretamente das roupas faz bem para visual e meio ambiente

Turtleneck

Junto às texturas fofinhas dessas peças, andam as turtlenecks ou golas altas. Presença certa nas coleções desta temporada, as blusas vêm em cores mais alegres que as costumeiras do Outono-Inverno, mas também há espaço para as neutras.

“O preto é um clássico, em qualquer estação. Neste inverno, as cores neutras fogem do tradicional, a exemplo dos looks total white, que são muito sofisticados”, diz Lorena Saile. “Cores neutras e suaves se adaptam muito bem ao nosso inverno tropical”, complementa o estilista Cássio Vital.

Alphorria casaco shearling

Chamado de shearling, este casaco é quentinho e macio ao toque, assim como a gente quer no inverno. Jaquetas, coletes e versões longas da peça são apostas para a temporada. Ao lado, as imagens mostram algumas variações do item. Na foto maior, aposta da Alphorria compõe muito bem um visual de trabalho confortável e refinado, em cores claras

Veja, na galeria, mais opções de casacos em alta neste inverno: