Desde 2007, em toda primeira sexta-feira de agosto é comemorado o Dia Internacional da Cerveja. Então, para esta sexta (2), a pedida é tomar uma boa gelada para comemorar. Combinando a celebração às temperaturas mais baixas, que tal harmonizar sua cerveja com os pratos mais queridos do inverno?

- Chocolate

Tudo bem, este não é um alimento queridinho só no inverno, mas é bem verdade que o consumo aumenta quando está mais frio. Seja em forma de bolo, mousse ou sobremesas mais elaboradas, o chocolate está sempre presente. Por ser um prato doce, muitas pessoas não costumam associá-lo ao consumo de cerveja, mas o mestre cervejeiro da Ashby Cervejaria, Alexandre Vaz, garante que a bebida do estilo Porter pode ser uma aliada perfeita do chocolate. Com traços suaves de chocolate, essa cerveja tem um equilíbrio que tende para os aromas e os sabores marcantes.

- Pratos apimentados      

No inverno, os pratos mais apimentados ganham destaque, como carne com chilli, taco e burritos. Uma cerveja que harmoniza muito bem com essas iguarias mexicanas é a Pale Ale. O malte especial, combinado com o lúpulo selecionado, resulta em uma cerveja clara, com amargor leve e distinto.

- Fondue

Quando se fala na estação mais fria do ano, uma das primeiras coisas que costuma ser lembrada é o tradicional fondue. O mais tradicional, de queijo, combina com cervejas do estilo Strong Ale. Com aparência avermelhada, essa cerveja é uma legítima puro malte. Seu aroma é de malte doce com ésteres frutados, remetendo às frutas secas ou nozes. Os lúpulos ingleses aromáticos dão um sabor refrescante com caráter de malte médio a alto, amargor acentuado, mas que agrada até mesmo os paladares mais exigentes.

- Crème Brulée

Essa sobremesa francesa feita com creme de leite fresco, gemas e baunilha, fica ainda mais adequada para ser saboreada durante o inverno. Para acompanhar, uma cerveja de trigo frutada de framboesa com amargor moderado e leve sabor da fruta.

- Sopas e caldos

Outros pratos tipicamente consumidos quando as temperaturas estão mais baixas, as sopas e caldos, mesmo parecendo improvável, também podem ser harmonizadas com cervejas. Um exemplo de harmonização é India Pale Ale, que possui ponto de equilíbrio com amargor e aroma acentuados e uma leve opalescência, ao caldo verde. Para esses casos principalmente, o mestre cervejeiro recomenda atenção à temperatura ideal da bebida, e as artesanais costumam trazer o número no rótulo. 

- Feijoada

A tradicional feijoada é um prato que costuma ser bastante consumido durante o inverno, e se a intenção for inovar, a cerveja ideal para harmonizar pode ser uma Wheat com laranja, que irá proporcionar em qualquer paladar uma experiência única e diferente.

Fonte: Ashby Cervejaria