Cheiro, gosto e textura podem aguçar a imaginação, aumentando o desejo sexual. Alguns alimentos, chamados de afrodisíacos, possuem substâncias derivadas de plantas, animais ou minerais que provocam estímulos psicofisiológicos e podem ajudar no desempenho na cama.

É o que explica a médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, Marcella Garcez. “Os alimentos que provocam nossos sentidos são considerados afrodisíacos por proporcionar mais experiência e, assim, aumentar o desejo sexual. Há também medicamentos e fitoterápicos afrodisíacos, que ajudam a despertar o instinto sexual, induzindo o desejo e aumentando o prazer e o desempenho”.

No entanto, ela alerta: “Apesar de muitos alimentos terem atividades funcionais, eles não fazem milagres”, lembrando sobre a necessidade de buscar ajuda no caso de disfunções.  

Veja abaixo as indicações alimentares da médica para estimular o desejo sexual e aproveite o Dia dos Namorados:

Fontes de zinco

Esse mineral é importante na liberação de testosterona, condicional para a saúde sexual de homens e mulheres

  • Ostras cozidas
  • Carnes vermelhas e brancas
  • Soja
  • Amêndoa
  • Nozes
  • Amendoim
  • Castanha do Pará
  • Castanha de caju
  • Sementes de abóbora, linhaça e girassol
  • Melancia

Liberam neurotransmissores

Os conhecidos como hormônios do prazer: serotonina, dopamina e endorfina

  • Aveia
  • Chocolate amargo
  • Banana
  • Ovos
  • Abacaxi
  • Grão de bico
  • Sementes de abóbora
  • Peixes de água fria

Estimulam óxido nítrico

Responsáveis pela vasodilatação e aumento da oxigenação dos tecidos, sendo fundamentais para ereção masculina e lubrificação feminina

  • Beterraba
  • Alho
  • Sementes oleaginosas
  • Carnes em geral
  • Vegetais verde-escuros
  • Frutas cítricas

Termogênicos

Ao estimular o sistema nervoso simpático, esses alimentos aceleram o metabolismo e melhoram levemente a circulação

  • Pimentas
  • Gengibre
  • Açafrão da terra (cúrcuma)
  • Canela
  • Cravo
  • Especiarias
  • Ervas aromáticas
  • Café

Outros alimentos

  • Frutas vermelhas: ajudam no fluxo sanguíneo
  • Vinho tinto e champanhe: em quantidades excessivas pioram muito o desempenho tanto de homens como mulheres

ATENÇÃO: Consulte um médico antes de introduzir quaisquer alimentos novos à sua dieta habitual