Encare uma Gangster: prestes a fazer 2 anos, cervejaria mineira quer conquistar Brasil e abrir pub

Patrícia Santos Dumont
pdumont@hojeemdia.com.br
11/08/2017 às 08:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:02
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

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Ela tem um “pezinho” nos Estados Unidos, é inspirada na máfia italiana, mas é em Minas Gerais, mais precisamente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que encontra a verdadeira identidade. Prestes a completar dois anos, a Gangster Cervejaria tem como missão disseminar pelo Brasil quatro rótulos artesanais que guardam mais do que sabores: desvendam para o cliente a receita que vai lá dentro, desde o teor alcoólico à forma ideal de harmonização.

Idealizada por amigos, que se tornaram sócios após descobrirem a paixão cervejeira em comum, a Gangster carimba em cada embalagem uma espécie de bê-a-bá das receitas. Precursora, a Soldati, uma hop summer ale, por exemplo, tem pegada norte-americana, é leve, pouco alcoólica (4,6%) e prima pelos aromas cítricos do lúpulo. Já a Donovan, uma american IPA, é mais potente, com 6,5% de teor alcoólico. 

A ideia é que os rótulos “conversem” com o consumidor, explica o sócio-proprietário da empresa, Harlison Scortegagni. Ao lado de Flávia Mara, ele é também responsável por cada detalhe do que sai da fábrica em Capim Branco, a 50 quilômetros de BH. 

“Ao contrário de outras indústrias, onde não existe esse contato direto do dono com a marca, temos amor pelo que fazemos e cuidamos de cada etapa do processo produtivo. As pessoas gostam disso, de saber quem está por trás do negócio”, diz Flávia.

Foi pensando nisso que a dupla decidiu estender para os rótulos, que estampam um guaxinim como mascote da marca, a missão de difundir o gosto por apreciar cerveja. Se, por um lado, o nome é inspirado nos mafiosos dos Estados Unidos e da Itália, por outro, as embalagens têm a missão de transparecer leveza. “Somos gângsters do bem”, brinca Harlison. 

Planos

Dentre os planos dos empresários está inaugurar um pub ou brew pub em BH. Enquanto isso, fãs da Gangster encontram a Soldati, a Donovan, a Capo Pale Ale – premiada no Festival de Cerveja e Cultura (FICC) deste ano – e a caçula da casa, uma premium lager, em empórios e supermercados de BH e região, Ouro Preto, São João del-Rey, Mariana, Araxá, São Lourenço, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Salvador e Brasília.

Na próxima semana, entra no ar o site gangstercervejaria.com.br. “Nosso objetivo é disseminar a cultura cervejeira com produtos que encantam. São cervejas deliciosas, especiais, para confraternizar e reunir amigos”, define Harlison. 

Leia mais na coluna de Rafael Reis, da Escola Experimente:

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