Equilíbrio entre modelos simples e detalhes exagerados marca calçados do Verão 2018

Flávia Ivo
fivo@hojeemdia.com.br
09/07/2017 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:26
 (Fotos David Mazzo)

(Fotos David Mazzo)

Ao mesmo tempo que, em todo o país, os brasileiros enfrentam as baixas temperaturas do inverno, o mercado da moda se movimenta em direção à estação mais quente do ano e já promove lançamentos das coleções Primavera/Verão 2018.

Na última semana, em São Paulo, foi a vez da maior feira de calçados e acessórios do Brasil, a Francal, receber centenas de marcas do setor não só com apresentação de tendências, mas também produtos prontos para comercialização em atacado.

Para a temporada, as fábricas investiram em sucessos consolidados, como os tênis e o metalizado, que vêm com uma “cara” diferente, mais coloridos e glamourosos. Além disso, assim como nas roupas, as marcas apostam no desejo das consumidoras em optar pelo conforto para os pés ao invés do sacrifício dos saltos altos, desde que esta comodidade venha acompanhada de muito estilo.

De acordo com a designer e consultora de moda Meline Moumdjian, as criações para o verão mostram como o tênis saiu do ambiente esportivo e foi repaginado a ponto de ganhar espaço no ambiente de trabalho. “Percebo uma mudança no vestir incluindo esse tipo de calçado. Hoje, a mulher já pensa em looks como vestido com tênis com facilidade, o que antes não acontecia”. 

Conforme a especialista, as peças foram elaboradas com pedrarias, tecidos como couro de répteis (tendência para as próximas estações) e com brilho aplicado.

Intensidade

Brilhantes também e muito coloridas estão as sandálias. “Um brilho Disco, com glitter, em cores de pedras preciosas, para sair pra dançar”, revela Meline.

Os pés ficarão bem de fora também com os chinelos slides, aqueles com uma tira só. No entanto, a consultora aponta que eles já não são mais tão minimalistas. Ganharam pedrarias, pérolas, bordados, plataformas e muitas outras informações de moda que os tornaram mais expressivos. 

“As criações estão mais intensas, ideais para um clima bem urbano, para trabalhar, ir à faculdade e onde mais o dress code (código do vestir, na tradução) permitir. A mulher não vai andar por aí de chinelo e sim com ‘O’ chinelo”, observa Meline.

Cores

A Primavera/Verão 2018 vem cheia de cores intensas, marcantes, chamando a atenção para o tropicalismo brasileiro, refletido em estampas florais e de palmeiras, inclusive nos calçados. 

Apesar de toda essa luminosidade projetada, o azul serenity e o rosa millenial (tons mais claros dessas cores) dominaram os stands dos expositores na Francal, destacou Meline.

Para complementar a cartela de cores dominantes para a temporada, a designer ressalta a presença do branco, do vermelho intenso e do pink. 

“São nove meses de tempo mais quente em todo o Brasil, dá tempo de explorar muitas tendências para os pés em todo esse período”, conclui.

Leveza e materiais inovadores inspiram Inverno 2018

A cadeia produtiva da moda brasileira, assim como acontece em todo o mundo, funciona como uma engrenagem. Na mesma semana em que os lançamentos dos calçados para Primavera/Verão 2018 foram apresentados em São Paulo, também naquela capital acontecia o Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes, que mostrou à indústria as inspirações e as matérias-primas desenvolvidas para o Inverno 2018.

Mais de 800 lançamentos inovadores para o mercado de confecção, calçados, bolsas e acessórios foram apresentados pelas 132 empresas expositoras de materiais e a tendência em comum entre elas foi a leveza, principalmente nos tecidos.

“Mesmo sendo para o inverno, as fábricas estão pensando no conforto e na suavidade do material final, na fluidez e na transparência. Isso tudo por conta do cenário opressor que temos vivido em todo o mundo”, destaca o estilista Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). 

Sensorialidade

Rodrigues coloca que, dentre os pontos-chave para a temporada está a questão sensorial em relação aos tecidos. “Estamos em um tempo em que é tudo muito liso e plano como as telas de smartphones e tablets. Por isso, a aposta são tecidos texturizados como o jacquard, as escamas. Veremos muito isso também em estampas de répteis”.

O estilista acrescenta o vermelho tomate, o rosa millenial, o verde oliva e os tons naturais como cores fortes para a estação que acontece daqui há um ano.

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