UM SHOW DE PROFISSÃO

Formação em estética e cosmética abre caminho promissor em segmento que escapa das crises

Izamara Arcanjo - Especial para o Hoje em Dia
plural@hojeemdia.com.br
Publicado em 13/02/2022 às 08:00.
Valéria Marques/Hoje em Dia

Valéria Marques/Hoje em Dia

Quem arrisca largar um cargo na diretoria de uma multinacional, abrindo mão da estabilidade financeira, para ser dono do próprio negócio? Pois foi isso que fez Gabriella Dias. Após ter atuado algum tempo na área da gestão e administração de empresas, decidiu pedir as contas do cargo e empreender no mercado da beleza e estética. Mas sem tiro no escuro.

Dados mais recentes, divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), revelam que o brasileiro é um povo vaidoso e que gosta mesmo de se cuidar, o que coloca o país em quarto no ranking de maiores mercados consumidores deste tipo de produtos do mundo. No total, o setor movimentou US$ 23.738 bilhões em 2020, o que torna a área de estética e beleza mais que atrativa. Não há crise no segmento.

“Foi em 2015 e todo mundo me perguntava se eu estava louca. Eu não estava feliz. Fazia muitas viagens, não tinha qualidade de vida, o que acabou comprometendo minha saúde”, lembra. “Eu tinha também uma inquietude, uma vontade de aprender sobre esse mercado e montar meu próprio espaço, foi quando fiz meu primeiro curso de design de sobrancelhas e meu primeiro curso de maquiagem profissional”, acrescenta a esteticista.

As primeiras clientes surgiram quando Gabriela ainda estava na nova formação. Com a expertise de quem há algum tempo já mantinha uma relação íntima com batons, bases, delineadores, e afins, aos poucos, a maquiadora entendeu que o talento natural poderia ser lapidado. Hoje contabiliza vários certificados que a tornaram especialista em micropigmen-tação, despigmentação e também a orgulhosa proprietária do estúdio Gaby Dias MakeUp.
Gaby, como é carinhosamente chamada pelas amigas e clientes, pretende em breve fazer uma nova investida: ministrar cursos online na área de micro pigmentação. 

“Minha porta de entrada para trabalhar com beleza foi a maquiagem. Conforme eu maquiava as clientes, automaticamente corrigia as sobrancelhas delas. Logo me apaixonei por fazer o design dos fios. Quando decidi oferecer esse serviço profissionalmente, precisei estudar muito e me aprofundar no segmento. Agora, se tudo der certo, quero ensinar outras pessoas. Já tenho ensaiado alguns passos neste sentido”, diz a profissional, que afirma já ter ganhos significativos com a nova profissão que escolheu.

“No começo é muito puxado, tem que passar por algumas restrições, mas agora consigo manter meu filho em uma escola particular, me permito e posso fazer viagens com minha família mais de uma vez por ano. Hoje posso dizer que não tenho uma vida só para pagar contas, tenho uma vida para viver”, garante.

FORMAÇÃO – Alunos durante aula prática de massagem 

Clientela deve buscar bem-estar acima de tudo

Estética e Cosmética são ramos da área da saúde formados por multiprofissionais que podem atuar em tratamentos capilares, faciais, corporais. Quem se forma ingressa em um mercado que avança rapidamente e atrai milhares de clientes.

Há mais de uma década formando profissionais que atuem de forma prática e empreendedora, a coordenadora do curso de Estética e Cosmética das Faculdades Promove, Lilian Oliveira, explica que a profissão é reconhecida em território nacional e regulamentada na Lei nº 13.643, de 3 de abril de 2018.

“Com essa regulamentação mudou-se o cenário da profissão no Brasil, visto que muitos estavam atuando na informalidade. Como a legislação exige o diploma de nível técnico e superior, o curso é fundamental para quem deseja seguir nesse segmento”.

Núbia Barbosa Gonçalves concluiu o curso no Promove, ano passado. Diz que sempre foi apaixonada por saúde e beleza. “Amo cuidar das pessoas e ver o sorriso no rosto das clientes quando termino um procedimento, e para atuar de maneira profissional preferi fazer um curso que me deixasse segura”.

Núbia é hoje design de sobrancelhas, faz massagens estéticas, além de ministrar cursos de automaquiagem. Está começando a carreira, formando clientela e planejando um futuro bem próximo. “O dinheiro que estou ganhando na loja onde sou gerente, vou investir em novos equipamentos para ampliar o meu negócio”. 

Resultados rápidos

O setor de beleza sempre passa por transformações lançando novidades, tendências e oportunidades. Segundo Lilian Oliveira, nos últimos cinco anos foi perceptível um aumento significativo da demanda por produtos injetáveis, como botox, fios de PDO e booster de colágeno. “A gente consegue perceber que esse aumento está ligado à pressa em se conseguir os resultados”. 

A esteticista vê isso com certa preocupação. “Estética e a Cosmética caminham juntas com o bem-estar e a saúde mental. É possível trabalhar com produtos e técnicas seguras e para isso, precisamos de gente cada vez mais capacitada”.

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