Horizon Chase: game brasileiro que que virou febre ganha versão para quatro jogadores

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
09/03/2018 às 15:00.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:47
 (Aquiris Game Studios)

(Aquiris Game Studios)

A produção brasileira de games tem evoluído nos últimos anos. Apesar de o Brasil estar longe de núcleos emergentes como Polônia, Suécia e Ucrânia, aos poucos a indústria de games vai se desenvolvendo. Uma das produções mais bem sucedidas da atualidade é “Horizon Chase”, game de 2015 desenvolvido pela Aquiris Game Studios para iOS e Android e que irá ganhar edição para PC, PS4 e Xbox One.

“Horizon Chase” é um game de corridas estilo arcade que faz uma homenagem a produções dos anos 1980 e 1990 como “Out Run” e “Top Gear”. O título caiu nas graças público, tanto que ganhou o selo Editor Choise na App Store (loja de aplicativos da Apple). “Para nós é muito gratificante ter conquistado o selo de Editor Choise nos Estados Unidos, algo que nunca tinha acontecido com uma produção brasileira”, explica o diretor de Negócios da Aquiris, Sandro Manfredini. 

EstÍmulo
De acordo com o executivo, a boa aceitação do público motivou a empresa a levar o game para computadores e consoles de mesa. “A gente quis resgatar as percepções e sensações dos jogos de corrida dos anos 1990, com um game que fosse prático e divertido. Hoje não há isso no mercado. Os games de corrida são complexos e muito realistas. Eu jogo muito simulador, tenho volante e tudo mais. Muitas vezes eu gasto horas para aprender um traçado, ajustar o carro para aí sim começar a disputar provas. Leva muito tempo. O que a gente quer é entregar para o usuário diversão em cinco minutos de jogo”, explica.

Jogadores simultâneos
Um recurso que fez com que “Top Gear” e “Super Mario Kart” se tornassem games bastante populares no Super Nintendo era a possibilidade de dois jogadores participarem da mesma corrida com a tela bipartida. 

No PC e nos consoles (PS4 e Xbox One) haverá a opção para até quatro jogadores simultâneos com a tela dividida. Outro recurso que o game oferecerá é a função “Ghost Mode”. Nela o jogador poderá gravar a corrida e enviar para um amigo, para que ele tente superá-lo. 

“É uma solução que encontramos e que oferece o mesmo nível de imersão e desafio como se fosse um multiplayer on-line em tempo real, mas sem os riscos de oscilações de conexão. Temos um jogo de tiro na Steam (Ballistc Overkill) em que jogadores disputam partidas em rede e sabemos que oscilações na conexão dos usuários compromete a experiência”, admite Manfredine.

Ajuste
Segundo o executivo, a chegada do game nas novas plataformas não é um mero “port”, uma alteração simples para torná-lo funcional em sistemas diferentes, mas que muitas vezes apresenta falhas de jogabilidade. “Temos trabalhado no desenvolvimento para adequar o jogo para obter a melhor experiência nos consoles e PC”.

4K
Nos celulares, “Horizon Chase” é um game bonitinho e muito detalhado. No entanto, a coisa muda quando a meta é projetar o game em televisores com telas das mais variadas medidas. No entanto, a Aquiris garante que o visual não irá decepcionar. 

“O que muda é que agora teremos plataformas mais robustas, telas grandes e gráficos em 4K. O visual mobile já era muito bem resolvido e agora vamos aproveitar essas novas potencialidades para torná-lo ainda mais bonito e divertido, rodando a 60 fps”, garante Sandro Manfredini, diretor de Negócios do estúdio brasileiro.

Essência
Para resgatar a essência dos games de corrida da velha guarda, o estúdio buscou reproduzir não apenas a jogabilidade das produções antigas, mas também as trilhas sonoras da época. Quem viveu esses tempos lembra muito bem da qualidade das músicas compostas para games como “Road Rash”, “Out Run” e, claro, “Top Gear”, que tem uma das trilhas mais reproduzidas por guitarristas no YouTube.

“Uma das nossas prioridades era levar as sensações sonoras dos velhos games para os dias de hoje. Tanto que convidamos Barry Leitch, que foi o compositor das trilhas de ‘Top Gear’, para compor em ‘Horizon Chase’”. Recentemente ele até falou sobre os recursos que tinha para inserir os instrumentos em ‘Top Gear’ e os recursos atuais. A qualidade das trilhas teve um impacto muito positivo com o público.

O novo Horizon chega em julho, e a Aquiris promete valores acessíveis para atrair o consumidor. “Não definimos ainda a data de lançamento, mas queremos o game disponível antes das férias escolares. E sobre o preço, queremos que seja bastante convidativo”.

Enquanto isso, a dica é fazer o download na App Store ou no Google Play. O game pode ser baixado gratuitamente e o jogador tem acesso às três primeiras corridas. Caso queira acessar as próximas etapas é preciso desbloquear o restante do conteúdo ao custo de R$ 9,99. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por