Nem só de bruxas e vampiros vive o Halloween. A festa, de origem celta e popularizada nos Estados Unidos, já foi, há muito, incorporada pelos brasileiros. No Brasil, a plataforma de imagens Pinterest percebeu aumento de mais de 50% nas buscas por ideias de Halloween em comparação com o ano passado. Tanto é que a data tem movimentado as lojas de fantasias de Belo Horizonte em proporção até maior que o Carnaval.

Na Spazio Fantasias, no bairro Funcionários, região Centro-Sul da cidade, o mês de outubro é o maior em faturamento, afirma a proprietária Maria Isabel Freire. 

“Ocupa o primeiro lugar no ranking, vindo depois o Carnaval e a Festa Junina. Aqui, trabalhamos com uma linha premium de fantasias, por isso, ao longo do ano, conseguimos atender a animação para festas, aniversários, confraternizações de empresas, temos uma demanda constante”, relata a empresária, que percebe um aumento de festas à fantasia na capital pelo número de pedidos.

Para o Halloween, ela reforçou as unidades do personagem “A Freira”, do filme que estreou no último 6 de setembro. “Temos uma peça única de cada fantasia, mas trabalhamos com releituras do mesmo personagem. Da ‘Freira’, reforçamos a produção, pois a procura está muito grande”, revela.

Bruxa

Bruxas e fantasias escuras são muito procuradas para o Halloween

Quem destaca também a busca pela horripilante figura, que apareceu inicialmente em “Invocação do Mal 2”, em 2016, é Zeli Campolina, sócia-proprietária da Passa Laço Fantasias, localizada no bairro Alípio de Melo, região Noroeste da cidade. “Mesmo após dois anos, a procura é muita alta, temos três peças na loja e sempre estão todas alugadas”, diz.

Malévola

Vilãs como Malévola são campeãs em aluguéis de fantasias

Filmes

Outros filmes e séries também fazem a cabeça de quem vai se fantasiar para o Halloween. De acordo com o Pinterest, a cultura sempre foi uma grande fonte de inspiração, especialmente quando se trata de fantasias e decorações.

“Para os figurinos, as pessoas gostam de se vestir como seus personagens favoritos porque eles não apenas expressam um gosto pessoal, mas também expressam uma mentalidade maior e são ótimos para iniciar conversas”, afirmou, em nota, o Pinterest.

Para o Dia das Bruxas, os clientes da Passa Laço procuram fantasias de modo geral, mas, de 40% a 50% preferem peças mais escuras, como bruxas, vampiros e piratas, diz Zeli Campolina. “Mas, heróis e vilões de roupas pretas são os preferidos. Posso citar Malévola, Rainha Má, Batman e A Freira. Fora esses, são muito pedidos Noiva e Noivo Cadáver e It, a Coisa”.