Impossível ser feliz sozinho: 'Unravel 2' literalmente amarra dois jogadores

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
22/07/2018 às 07:56.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:32
 (Reprodução)

(Reprodução)

É verdade que a grande maioria dos games têm uma conotação agressiva. Sempre rola briga, tiro, porrada e bomba. A exceção fica por conta dos jogos de esportes. E olhe lá. Mas há espaço para títulos mais leves, com uma história que não se baseia em vingança, banditismo ou sobrevivência a qualquer custo. “Unravel”, produzido pela Coldwood Interactive e distribuído pela Electronic Arts, é um desses games. O game que coloca o jogador no corpo de um bonequinho de lã (Yarny) chamou a atenção pela qualidade visual fotorrealista e por seu enredo sensível, em que o bonequinho sai à procura da dona da casa onde ele vivia.

Em “Unravel 2” a história começa com o boneco em uma embarcação, mas uma forte tempestade joga-o ao mar e o fio de lã que o unia ao barco se parte. Numa ilha, ele encontra outro pequeno ser feito de lã azul e os dois começam a explorar o local.

O segundo personagem pode ser controlado junto com o primeiro ou por um segundo jogador. Sozinho ou acompanhado, é preciso usar os dois personagens de forma cooperativa para vencer os obstáculos pelo caminho.

Um pelo outro

“Unravel 2” é um game de plataforma que segue modelo de jogos como “Limbo” e “Inside”, em que o caminho vai se abrindo cheio de obstáculos que exigem raciocínio para superá-lo. O que faz dele diferente da maioria é que o jogador (ou jogadores) precisa dividir as tarefas para cada um dos personagens. Um exemplo simples: Num dado momento é preciso se pendurar num pequeno galho para abrir a passagem para o outro. Este que passou deve ir até a extremidade para fazer peso e manter a passagem aberta para o companheiro que manteve a passagem livre. 

Esse modelo lembra um clássico do PC, lançado nos anos 1990, chamado “The Lost Vikings”. Nele era preciso combinar as competências dos três personagens que eram controlados simultaneamente pelo jogador. “Unravel 2” tem lógica semelhante, apesar de os dois Yarnys terem as mesmas habilidades.

Desafios

À medida que o game se abre, os obstáculos vão se tornando mais complexos. Isso demanda, além de raciocínio lógico, habilidade do jogador em ser preciso nos comandos. Mas caso o jogador sinta dificuldade há um recurso que coloca o jogo momentaneamente em câmera lenta, o que dá mais tempo para executar os comandos. 
Para facilitar a vida do jogador que segue em carreira solo, é possível “embolar” os dois bonecos e formar um só. Daí, não há necessidade de trocar de personagem o tempo todo. 

Faça você mesmo

Outra faceta de “Unravel 2” é que o jogador pode modificar os personagens, com opções diferentes de cabeças e até mesmo do tronco. Também é possível mudar as cores dos fios que formam os personagens. 

Com versões para PC, PS4 e Xbox One, é game acessível, a R$ 61,50 o console da Sony e R$ 79 para o videogame da Microsoft, assim como a edição para PC, vendida na Origin, loja on-line da EA.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por