O Instagram anunciou nesta quarta-feira (14) que o funcionamento dos "likes" deve sofrer uma mudança. A intenção da rede social é permitir que a contagem de curtidas seja ativada ou desativada nas configurações de acordo com a preferência do usuário.

Em 2019, a plataforma ocultou a contagem de curtidas em postagens e afirmou que não queria que as pessoas  se sentissem "em uma competição" e se concentrassem "mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem".

Mas de um tempo pra cá, quem usa a plataforma para fins profissionais se sente “lesionado”. Além de indicar tendências e popularidade no ambiente, o número de likes é uma forma de mostrar publicamente o engajamento do perfil.

Os usuários poderão decidir entre três opções de configuração: não visualizar o número de curtidas em publicações de outras pessoas, não exibir a contagem de likes nas suas próprias publicações - para que outras pessoas não vejam - ou reverter a visualização para o modelo original. Desse modo, será possível saber o total de curtidas em todos os posts da plataforma, exceto aqueles em que o proprietário desabilitou o recurso.

A opção para ver ou não as curtidas também será ampliada para o Facebook, que é dono do Instagram.