Apresentar uma semana de moda democrática e participativa, abrindo as portas para interessados em geral no mundo fashion, é a proposta da nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), realizadora do Minas Trend.

O evento, que chega à 23ª edição, ganhou, recentemente, a direção criativa do estilista Ronaldo Fraga, entrevistado do Página 2 do Hoje em Dia da última segunda-feira. Segundo o belo-horizontino, um dos destaques é a valorização dos novos estilistas.

“Nunca se lançou luz sobre o novo. Os novos designers sempre ficaram no final da feira. Agora, eles ficarão em um espaço nobre do salão de negócios. Serão peças deles no desfile de abertura”, afirmou.

A apresentação está marcada para a noite deste domingo (28), durante apuração do segundo turno das eleições. A coincidência se deu por uma questão de agendas entre o evento e o Expominas, que abriga o Minas Trend até quinta-feira.

Denise Valadares

A jovem Denise acompanha de perto o passo a passo da produção


Gastronomia

O diferencial do evento mineiro em relação a outras semanas de moda é contar com o maior salão de negócios do setor no Brasil, atraindo compradores do país e estrangeiros. Além, claro, dos desfiles.

Um dos veteranos do Minas Trend, que estará de volta às passarelas após um ano, é Victor Dzenk. O estilista aprova as mudanças e tem boas expectativas. “Esse novo formato traz mais o público para dentro do evento. Fui convidado, por exemplo, a assinar um prato com um dos chefs que estará cozinhando no foyer do Expominas. Isso é muito importante, democratizar os eventos de moda”, diz.

A ação citada por Dzenk faz parte do “Gastronomia tá na Moda”. Os renomados chefs Léo Paixão (Glouton e Nicolau Bar da Esquina) e Flávio Trombino (Xapuri) são alguns dos confirmados. “A moda empresta seu charme para a gastronomia e seus sabores dão um tempero especial ao mundo fashion”, aponta Marcelo Wanderley, correalizador do projeto.

Realização

Uma das novatas na passarela, a jovem Denise Valadares foi convidada pela Fiemg para desfilar a coleção de sua marca homônima, que tem como ponto alto os bordados em jeans, moletons e, agora, em alfaiataria.

“Estou com o coração a mil. Para mim, é realizador participar de um line-up com marcas conceituadas. A sensação de estar sendo reconhecida como um novo talento, estou agradecida pelas oportunidades”, revela a estilista.

O Minas Trend vai de 29 de outubro a 1º de novembro. A cobertura completa você confere aqui no hojeemdia.com.br.

Leia mais:

Em entrevista exclusiva, Ronaldo Fraga diz que 'moda é veículo para democracia plena'

Minas Trend abre a passarela para moda do Estado e de criadores nordestinos

Ronaldo Fraga assume direção criativa do Minas Trend