No pique pra folia: dieta equilibrada garante energia no Carnaval e ajuda a regenerar o corpo

Patrícia Santos Dumont
28/02/2019 às 12:43.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:46
 (Pixabay/Divulgação)

(Pixabay/Divulgação)

Curtir o Carnaval como manda o figurino exige mais do que uma indumentária perfeita, make caprichada e agenda bem programada para bloquinho nenhum ficar de fora. Uma dieta equilibrada, privilegiando alimentos naturais, saladas, sucos e frutas, é capaz não só de manter a energia durante a Festa de Momo, mas ajudar na recuperação pós-folia.

Nada de recorrer às fast-foods, por exemplo. Cheios de conservantes, gorduras e açúcar, alimentos como cachorro-quente, hambúrguer e pizza podem até saciar a fome na hora, mas pesarão no estômago, causando indisposição e prejudicando o andamento da festa. A dica da nutricionista Raphaella Cordeiro é apostar num cardápio variado. 

“Uma refeição com todos os grupos alimentares – legumes, carboidratos e uma proteína – é muito mais nutritiva, leve e satisfatória. Para levar na bolsa, recomendo água, sementes oleaginosas, frutas secas e frescas, biscoitos integrais e bebidas isotônicas, como água de coco e Gatorade”, ensina a profissional, especialista em nutrição clínica e esportiva.

Ela reforça que a medida ideal para compensar os exageros comuns nos cinco dias de folia, evitando desajustes no organismo, são dois copos de água para cada um de bebida alcoólica ingerida. Além de evitar desidratação, previne a ressaca.

Shot da imunidade

Chef funcional, responsável pela cozinha do restaurante Santa Fé, em Belo Horizonte, Carolina Fadel ensina um truque para antes mesmo de vestir a fantasia e sair de casa. Experimente tomar um shot ainda pela manhã. Na receita, água, limão espremido, um pouquinho de gengibre ralado e de cúrcuma. “Em jejum, ajuda bastante a fortalecer o sistema imunológico, 50 ml são suficientes”, detalha a cozinheira. 

Rica em água e enzimas que ajudam a metabolizar o álcool, a pera é aliada de quem pretende enfiar o pé na jaca: coma a fruta fresca ou tome o suco antes de começar a beber

Quem gosta de fazer um pit-stop em casa entre um bloco e outro também pode se reabastecer com suco verde. Misturados com água de coco, ingredientes como couve, hortelã, gengibre e laranja ajudam a hidratar o corpo e preparar o fígado para a maratona de festas. Dá para incluir na receita maçã e abacaxi. 

Acrescentar proteína nas refeições dos próximos dias também fará toda a diferença para manter o pique no Carnaval, reforça Carolina Fadel. Um ovo cozido ou mexido pela manhã, por exemplo, é capaz de proporcionar energia para o dia todo. 

Para levar na pochete, a sugestão da chef são as barrinhas de proteína ou de frutas à base de tâmara. Mas atenção às de cereais, que costumam ter mais açúcar que o recomendado.Pixabay/Divulgação

LEVE NA BOLSA - Fontes de gordura boa, as castanhas são fáceis de levar na bolsa e garantem energia e saciedade por bastante tempo sem alterar os níveis de açúcar no sangue bruscamente

Além disso:

Quem costuma emendar os bloquinhos e praticamente não para em casa durante a folia pode reabastecer as energias em um dos 38 restaurantes de BH participantes do Carnaval Gastrô. Realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG) em parceria com a prefeitura de BH, o evento propõe servir aos foliões comida boa e com a cara de Minas.

Espalhados por diferentes regiões, os estabelecimentos tiveram liberdade para criar pratos com identidade, mas que honrassem a tradição mineira. Os preços vão de R$ 15 a R$ 69 por receitas como “Uaikisamba” – macarrão na chapa do Barbazul, no Funcionários – e “Folião de costela”, do Boi Vitório, no Anchieta. O festival vai até 10 de março.

Veja aqui a lista completa dos restaurantes e dos pratos que cada um dos seus estabelecimentos irá servir durante a folia.
 Pixabay/DivulgaçãoPREFERÊNCIAS - Vegetais verdes escuros promove espécie de "faxina" no fígado, ajudando no detox pós-folia


Comida ‘de verdade’, sucos e chás ajudam no detox pós-festa 

Retomar a rotina pré-feriadão não precisa ser um Deus nos acuda. Assim como antes da farra, o mais importante para o corpo é nutri-lo com alimentos “de verdade”, minimamente processados, voltá-lo para o eixo pode ser ainda mais fácil. Uma “faxina” bem feita deve incluir sucos, chás, alimentos frescos e, claro, refeições regulares e equilibradas.

“Voltar à rotina o mais rápido possível é a receita. Busque alimentar-se da forma mais natural possível, priorizando alimentos e líquidos que irão ajudar o organismo a se reorganizar e, naturalmente, se desintoxicar de possíveis excessos. Não é preciso, neste momento, preocupar-se com dieta diferenciada”, ressalta a nutricionista Raphaella Cordeiro, adepta da reeducação alimentar. 

Ela ainda recomenda incluir nas refeições os vegetais verdes escuros, sobretudo se o intestino tiver ficado preguiçoso depois da folia. Mais fibrosos, brócolis, couve e espinafre, só para citar alguns exemplos, ajudam no trânsito intestinal. Chamadas de hortaliças brássicas, ativam as enzimas do fígado, favorecendo a eliminação de toxinas acumuladas.

Água + limão

Nutróloga no Espaço Volpi, em São Paulo, Paula Vasconcelos dá uma dica simples e valiosa para quem quer voltar à rotina mais rapidamente. “Se exagerar nos quitutes gordurosos e nos drinques, aposte em água com limão. A fruta potencializa o efeito detox”, diz. Profissional da Clínica Penchel, em BH, a nutricionista Denise Lima complementa com o que não fazer nessa hora. Segundo ela, o consumo de proteínas deve ser moderado, sobretudo o de carnes vermelhas, substituídas sempre que possível por peixes e frango. 

Para quem gosta de chá, a sugestão da chef Carolina Fadel é apostar nos de efeito diurético. O sabor forte do de cavalinha com hibisco, por exemplo, pode ser suavizado com rodelas de limão siciliano ou de laranja. “Complete o preparo com água com gás”, ensina a chef, que recomendação a inclusão água de coco na rotina da volta aos eixos. “Rica em sódio, potássio e magnésio, ajuda a reequilibrar o corpo”, explica. Pixabay/Divulgação MILAGROSOS - Chás gelados ou misturados a sucos (suchás) ajudam a recuperar saúde física e mental


Aprenda receitas de suchás para desintoxicar o corpo depois das “jacadas” da Festa de Momo:

  • : calmante e relaxante. Reduz o hormônio do estresse, melhora a qualidade do sono, auxilia na restauração hormonal
  • hidratante e diurético, ajudam na retenção de líquidos. Rica em carboidratos, a melancia ajuda a reabastecer a energia do corpo cansado
  • anti-inflamatório e ajuda a aumentar a imunidade. Auxilia na reabilitação corporal, atenuando dores musculares e cansaço e previnindo lesões

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por