Pesquisa do Google revela que moda é preferência de pais e filhos; confira sugestões

Flávia Ivo
04/08/2019 às 06:00.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:50
 (Pixabay/Divulgação)

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Muitos papais por aí podem dizer que a moda pouco ou nada importa para eles, mas, na hora de desejar um presente para o segundo domingo de agosto, não hesitam: escolhem, preferencialmente, roupas, calçados e acessórios. Pelo menos nesses itens, a lista coincide com a das escolhas dos filhos para o Dia dos Pais. E para por aí, de acordo com recente pesquisa do Google.

O gigante da internet mostrou que 58% dos filhos pretendem presentear com artigos da área de vestuário, enquanto 32% dos pais almejam esses mimos, querendo, em segundo lugar (28%), smartphones e, em terceiro, ferramentas (22%). Já a cria dá a medalha de prata para perfumes e cosméticos (24%) e a de bronze para os celulares (15%).

Veja detalhes da pesquisa no infográfico ao fim da reportagem

Para Aldo Clécius, trend hunter e professor do curso de Moda do Centro Universitário UNA, há um motivo para a primeira escolha de ambos ser esta. “Moda tem para todos os bolsos, assim como acessórios e cosméticos. No momento em que vivemos de crise, isso conta. Também, muitos filhos observam pais pouco cuidados ainda e a data é perfeita para atualizar a imagem deles”.Marcas/Divulgação

ROUPAS E CALÇADOS - Os itens têm espaço maior no “coração” dos pais e também no dos filhos. A escolha deve levar em consideração o estilo dele. Estas e as peças da imagem abaixo estão disponíveis nas Lojas RennerMarcas/Divulgação

Dificuldades

A aparente falta de sintonia no ranking de presentes está relacionada à idade dos filhos e ao contexto familiar, como explica Carolina Ratton, psicóloga especializada em Atendimento Sistêmico de Famílias. 

“De maneira geral, o ato de presentear parece fácil, porém, o próprio levantamento do Google aponta que não é bem assim. A dificuldade de comunicação, a falta de conhecimento e os desejos, conscientes e inconscientes, são aspectos tanto individuais quanto relacionais e coletivos. Expectativas, desejos e realidade se misturam gerando sentimentos de satisfação ou frustração”, analisa.

Conforme a especialista, embora educar filhos não seja uma ciência exata, “os pais que buscam diariamente desempenhar, em todos os aspectos, um papel ativo na criação dos filhos, acabarão colhendo recompensas, seja em forma de presente ou não”.Marcas/Divulgação

ESTILO ESPORTIVO - Roupas e acessórios também para os papais que são ligados à vida esportiva. Bermuda, camiseta e boné são sugestões da Centauro Esportes

Identidade

E esse comportamento mais participativo e ligado aos anseios básicos dos filhos vem sendo construído, mesmo que de forma lenta, ao longo dos anos. Exemplo é que, se antes a imagem de pai provedor e autoritário dominava as campanhas publicitárias para a data, hoje, o retrato das relações é o que chama a atenção.

Tanto é que a pesquisa do Google mostrou que 65% dos pais não ou raramente se “enxergam” nas propagandas. E o que mais incomoda a eles é o fato de os comerciais venderem a imagem de pai perfeito (41%) ou que é coadjuvante (32%) na educação dos filhos.

“Um dos desafios da mídia é projetar a realidade dos pais que cuidam, dedicam-se e participam da criação dos filhos de maneira natural, espontânea e masculina. Isto é, não é necessário ‘feminilizar’ o homem para demonstrar que ele é um ‘bom’ pai”, opina Carolina Ratton.Marcas/Divulgação

PERFUMES E COSMÉTICOS - Presentes deste tipo são preferência de 18% dos pais. Kits como os d’O Boticário (Malbec) e da Vinotage, e as fragrâncias de Paco Rabanne (Invictus) e Giorgio Armani (Acqua di Giò) são opçõesMarcas/Divulgação

ACESSÓRIOS - Junto às roupas e aos sapatos, eles são queridos por 32% dos papais. Acima, os modelos de óculos da Livo Eyewear (foto de campanha), opção de óculos escuros da Chilli Beans, e os relógios disponíveis na Manoel Bernardes

Valor de verdade

O levantamento do Google também apresentou gráfico positivo nas buscas sobre o Dia dos Pais nos últimos anos. Entre 2015 e 2018, houve crescimento médio de 19%. E, quanto maior a procura, maiores as vendas. Em faturamento no e-commerce no ano passado, a data teve resultados semelhantes aos do Dia das Mães.

Apesar de os dados apontarem para o consumo aquecido, o presente pode ser representado por um carinho ou mesmo pela convivência, destaca a psicanalista e consultora de imagem Miriam Lima. 

“A nossa sociedade está com dificuldade de dar presentes singelos, simples, que podem fazer mais sucesso do que os de maior valor financeiro. Às vezes, chamar o pai para bater um papo pode ter um valor imensurável. Tirar um dia para passar com o seu pai é de uma riqueza sem tamanho”, considera a especialista.Editoria de Arte

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