Praticidade é uma das palavra que mais combinam com Carnaval. E, para potencializar o conforto, o jeito é ter à mão tudo o que for necessário para curtir a folia em grande estilo. Importante também lembrar que o calçado, nessa hora, pode ser mocinho ou virar vilão. Escolher o pisante certo faz toda a diferença para garantir mais tempo de festa.

Nada de eleger modelos abertos ou com salto alto, que te deixarão vulnerável, podendo impactar na saúde do corpo todo, adverte o ortopedista Francisco Vieira de Oliveira, membro do Conselho Central Nacional Unimed. Um passo em falso, lembra, pode gerar lesões no tornozelo.

Fisioterapeuta no FortaleSer, em Belo Horizonte, Rodrigo Moura recomenda sapatos fechados, como tênis e sapatilhas, de preferência que já sejam usados pelo dono do calçado e, portanto, que tenham a “forma do pé” – mais confortáveis. Ele lembra que certas lesões impactam mais do que somente nos tornozelos, desequilibrando joelhos, quadril e até coluna, colocando, assim, saúde e folia em jogo.

Saltos e rasteirinhas devem ficar em casa; melhor é escolher modelos fechados que deem firmeza aos pés e previnam torções ou lesões mais greves

Itens obrigatórios

O “kit de salvamento” da folia, ou melhor, a pochete, por sua vez, deve ser reforçada antes de ser levada para a rua. Itens como filtro solar e protetor labial são essenciais para preservar a saúde e garantir o conforto nos quatro dias de festa. Dermatologista em BH, Teresa Noviello recomenda cuidados especiais com a pele do corpo que ficará exposta ao sol. Segundo ela, tão importante quanto proteger o rosto é caprichar na blindagem de nuca, orelhas e colo.

Para refrescar e hidratar a pele, borrife água termal, que é rica em minerais e ajuda a remediar os efeitos das makes carregadas e do excesso de glitter. “Para as mulheres, que estarão sempre maquiadas, indico levar um protetor solar em spray. Embora o efeito não seja o mesmo dos cremes e géis, é melhor do que nada. Bom lembrar que o produto deve ser borrifado e espalhado com os dedos sempre que possível”, ensina, estendendo os cuidados aos carecas.

Capítulo à parte, os lábios, que têm pele fina e sensível, também merecem atenção especial. Inclua na pochete um bom protetor labial, que deve ser reaplicado de tempos em tempos, sobretudo após exposição solar. 

Imprima, copie, compartilhe e boa folia! 

Pochete Carnaval 2019Clique para ampliar!

Leia mais:

No pique pra folia: dieta equilibrada garante energia no Carnaval e ajuda a regenerar o corpo

Vai bombar! Inspiração para looks de Carnaval vai dos anos 90 aos seres míticos

Todo cuidado é pouco: evite que calor e barulho dos blocos prejudiquem os bichinhos na folia