Projetos que integram a SPFW também fomentam a moda; inclusive a mineira

Flávia Ivo (*) / Enviada Especial
fivo@hojeemdia.com.br
22/10/2018 às 12:00.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:21
 (Agência Fotosite/Divulgação)

(Agência Fotosite/Divulgação)

 - Para além dos desfiles habituais do line-up, a São Paulo Fashion Week (SPFW) integra programas paralelos de fomento à moda, como o Top 5 do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Projeto Estufa.

Fruto de parceria entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), auxilia jovens designers na estruturação das coleções e produtos, formatação de preço, relacionamento com fornecedores e na participação direcionada em plataformas de imagem. 

O desfile dessas marcas faz parte da SPFW. Uma delas, a mineira LED. Pela terceira vez, o estilista Célio Dias levará as criações para a passarela dentro da programação do Top 5. Para ele, uma mistura de sentimentos.

“Dá medo como deu desde a primeira vez, mas é muito amor envolvido, amor por uma moda que eu acredito e que eu quero ver nas ruas. Sinto que consegui com a LED contar uma história e que, a cada edição, vem em um formato. Eu acho maravilhoso emocionar as pessoas e sinto que com o desfile eu consigo passar esse sentimento, apesar de ser da nova geração, desfiles pra mim sempre foram forma de transmitir uma mensagem e fazer com que as pessoas de alguma forma queiram saber de onde vem tudo", declara. 

A coleção "Arretada" (veja os croquis na galeria de imagens ao final da reportagem) propõe uma crítica ao que Célio define como “modelo hegemônico de masculinidade” e valoriza as riquezas culturais de uma das regiões do país. "Pretendo contar pro mundo a minha visão do Nordeste, tema que estava guardadinho na minha cabeça desde o último desfile e veio muito a calhar em tempos tão sombrios que vivemos", conta.

Também na iniciativa do Sebrae, o marketplace Cartel 011 estará novamente no evento, trazendo peças de moda e design. Dentre as 14 selecionadas, estão quatro mineiras: Diwo (MG), Fe Lis (MG), Nuu Shoes (MG) e O Jambu Bags (MG).

Para além

O Projeto Estufa é também um destaque do evento, apresentado pelo Santander, com patrocínio da Jeep, C&A, Movimento Sou de Algodão e Sebrae. Nele, acontecerão encontros sobre temas como criação, sustentabilidade e inovação em agenda que inclui exposição, desfiles, masterclasses, talks, feira de startups e labs.

"Evoluir, apontar caminhos, somar. Desafiamo-nos, nos arriscamos, e sempre nos colocamos em terrenos desconhecidos. O SPFW tem isso em seu DNA e criamos o Projeto Estufa como uma evolução de inúmeros exercícios e iniciativas, justamente para reunir e proporcionar a troca entre pessoas e iniciativas que compartilham do nosso mindset", comenta Paulo Borges, idealizador do SPFW e diretor criativo do Projeto Estufa.

(*) Viajou a convite da São Paulo Fashion Week. A cobertura do evento pelo Hoje em Dia é um patrocínio da Ypslon Atacado

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