Riscos e rabiscos: estampa na decoração torna o ambiente original e personalizado

Patrícia Santos Dumont
pdumont@hojeemdia.com.br
04/10/2018 às 11:34.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:47
 (Pinterest/Divulgação)

(Pinterest/Divulgação)

Elas aparecem, quase sempre, em detalhes, como almofadas e outros objetos decorativos, e, muitas vezes, são até deixadas de lado por inspirarem insegurança em “decoradores” menos experientes. Divertidas, sofisticadas, inusitadas ou sóbrias, estampas podem, sim, ser usadas sem medo dentro de casa. Coordenadas com padronagens distintas entre si ou de maneira pontual são aposta certeira para quebrar a monotonia e garantir personalidade.

O famoso poá, por exemplo, é par perfeito das listras – curinga também na combinação com os florais. Atemporal, a estampa de bolinha combina bem com tudo, basta ficar de olho na harmonia do ambiente e respeitar os demais itens da decoração, ensina a arquiteta Fernanda Andrade. 

Outro truque da profissional para quem quer aproveitar a primavera e estampar a casa é eleger um ponto de partida, ou melhor, uma cor base da qual derivarão as padronagens. “Assim como na moda, a ordem é não misturar exageradamente sem observar uma conexão entre as cores”, explica Fernanda. 

Para os mais discretos, ela sugere motivos menores aplicados em superfícies reduzidas. Já os mais ousados podem apostar sem medo em áreas mais amplas, como paredes, cortinas e até tapetes, carimbado-as com motivos mais chamativos. 

Animal print

utro estilo liberado dentro de casa, mas que merece atenção redobrada na hora da escolha são as animal prints. Queridinhas principalmente nas estações mais frias, em função do material em que são confeccionadas, são exóticas, mas polêmicas. “Podem ser usadas de forma divertida e bonita, mas sem exagero”, adverte Fernanda Andrade. Nesses casos, aposte no charme de acessórios que possam ser substituídos com maior frequência, como mantas e almofadas. 

O mesmo vale para quem quer dar um toque de cor mais forte na casa, mas teme enjoar do visual rapidamente. Vale a pena investir em capas de almofadas e até de sofás, substituíveis e que custam tão caro quanto a aplicação de um papel de parede ou um tapete, por exemplo. 

Combinar diferentes padrões numa mesma área também é possível e garante modernidade ao lar. O sinal verde vale para qualquer espaço, desde que haja harmonia na decoração. “Nada impede de usarmos estampas nos tapetes e papéis de parede, mas tudo dependerá da proposta do projeto. O importante é dosar as cores, os neutros e os padrões para criar um espaço harmônico e em sintonia com as pessoas que o utilizam”, destaca a arquiteta Flávia Roscoe. 

Liberdade

Outro motivo que nunca sai de moda é o floral. Pode ser usado em quaisquer locais, sejam eles residenciais ou comerciais, em salas, quartos, cozinhas, varandas, em roupas de cama, acessórios menores ou áreas mais extensas como uma parede de canto. 

Quer conferir um visual mais clean à casa? Aposte em uma cartela de cores mais neutras. Tonalidades mais suaves, como os pastéis, têm o poder de deixar a casa mais aconchegante e, dependendo do contexto, até mais sóbria. Mas se o propósito for realmente ousar e mudar o visual da casa por completo, vale investir em nuances mais vibrantes, como o amarelo.

Além disso:

Quem ainda fica tímido na hora de ousar na escolha de cores e padronagens diferenciadas pode optar pelo mais básico da decoração e eleger estampas para superfícies menores, como as de almofadas e mantas, ensina a arquiteta Fernanda Andrade. Já quem não tem medo de errar e deseja criar um ambiente mais marcante, pode apostar, sem medo, no uso da estamparia em áreas mais extensas, como paredes e cortinas ou até mesmo no chão, em tapetes. “Não existe regra. Dependendo do ambiente, é possível usar estampa em mais de um elemento, sejam eles pequenos ou grandes. Importante é pensar na decoração como um todo”, reforça.

Apostar na atemporalidade é outra dica de quem entende do assunto. Segundo a arquiteta Flávia Roscoe, estampas florais não têm erro. “Costumam ser usadas principalmente em salas e quartos, sobretudo nas roupas de cama. Mas se a ideia for só dar um toque de cor ao espaço, indico estampas ou cores mais fortes em almofadas e acessórios”, orienta. Segundo ela, um projeto equilibrado, em sintonia com os moradores, é sempre agradável e a presença das estampas, quando coerente com o espaço e com o que ele propõe, pode ser duradoura. 

Estampe a casa!Pinterest/Divulgação

ALEGRIA, ALEGRIA
Quem disse que não dá para combinar estampas? Cozinha do projeto acima, que tem cerâmicas em P&B e multicoloridas, prova que sim! Segredo é pensar na decoração como um todo para manter o equilíbrioJomar Bragança/Divulgação

CHIQUE E SOFISTICADO
Arquiteta Flávia Roscoe apostou numa estampa bem clássica para o tapete da sala de estar. 
“São sempre muito carregadas de informação. Por isso, o melhor é usá-las com parcimônia em ambientes com cores neutras”, reforça a profissionalPinterest/DivulgaçãoUM NORTE
Definir uma cor como ponto de partida é fundamental para pensar nas estampas. No quarto ao lado, o cinza, “pretinho básico” da decoração, foi o escolhido. Papel de parede em ziguezague é atemporal e não “engessa” outras padronagens, que podem estar nas almofadas e roupas de camaPinterest/Divulgação

PARA FUGIR DO ÓBVIO
Nas cozinhas, podem aparecer nos ladrilhos hidráulicos, que têm grande variedade, passando por cores e formas diferenciadas. Escolha confere autenticidade ao ambiente e ajuda a quebrar seriedade de acabamentos e eletrodomésticosPinterest/Divulgação

“MODERNOSO”
Avalie o local antes de sair estampando-o. Descontraído e moderninho, home-office do projeto acima ganhou papel numa parede inteira. Motivo, tropical, é bem chamativo, mas conversa com as listras presentes no tapetePinterest/Divulgação

CONVERSA AFINADA
Padronagem geométrica, como a das almofadas acima, é charmosa, divertida e fácil de ser combinada, diz a arquiteta Fernanda Andrade. Cor comum entre elas e o tapete, o cinza garante a harmonia do espaço

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por