HACKER DE GELADEIRA

Samsung amplia sistema de proteção Knox para dispositivos smart da casa

Marcelo Jabulas
@mjabulas
28/09/2023 às 13:15.
Atualizado em 28/09/2023 às 13:46
 (Avast/Divulgação)

(Avast/Divulgação)

Quem nunca assaltou a geladeira durante a madrugada que engula o primeiro pedaço de bolo. Mas hoje os "furtos" de golodice se tornaram menos doces. Isso porque depois do smartphone tudo virou smart. TVs, geladeiras, máquinas de lavar louça, máquina de lavar roupa, ar-condicionado e até lâmpada. Tudo pode ser controlado de forma remota. 

É aquela peça de roupa que vai terminar de bater e secar quando o usuário estiver chegando em casa, assim como o aviso de que faltam itens na geladeira, ou deixar o cafofo climatizado na temperatura ideal. 

O problema é que junto com toda essa conectividade, problemas que eram exclusividade dos computadores e celulares também chegaram para o restante da casa. Estamos falando de invasões de sistemas. Muita gente já ouviu histórias de eletrodomésticos inteligentes que foram "sequestrados" por hackers. 

Isso mesmo. O invasor toma controle do aparelho e cobra um resgate para devolver as funções ao dono. E para evitar esse tipo de aborrecimento, a Samsung ampliou seu sistema de defesa Knox para sua linha de TVs. 

O Knox é o sistema que a marca utiliza há bastante tempo em sua gama de smartphones e ajudou a reduzir o número de violações de seus aparelhos. Mas porque a TV e não os demais eletrodomésticos?

Isso porque os televisores são os dispositivos conectados mais populares do mercado. Só em 2022 foram mais de 40 milhões de televisores, e a grande maioria eram conectados.

E com isso, o risco de invasões cresce, ainda mais que os aparelhos conversam com diferentes dispositivos, do roteador WiFi a celulares, fones e soundbars, consoles de videogames e computadores. Tudo isso abre uma variedade de portas que podem tornar os televisores vulneráveis. 

E para piorar, os televisores smart também se tornaram hubs de acesso aos demais eletrodomésticos, como geladeira, ar-condicionado, forno e até mesmo aquele robô que varre a casa. Segundo a Samsung, o Knox cria várias camadas de filtros para evitar que possíveis brechas sejam exploradas por hackers e que eles possam acessar os equipamentos da casa.

O sistema utiliza criptografia para que a comunicação entre os eletrodomésticos não seja violada. Para isso, a sul-coreana garante que o Knox é atualizado regularmente. Para o consumidor ter acesso às atualizações, basta que o televisor esteja conectado à internet.

Ou seja, se o amigo tem um monte desses equipamentos conversando entre si, é melhor que eles estejam protegidos. Vai que alguém resolve literalmente atrasar a sua janta?

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por