Semana da Gastronomia Mineira começa nesta quarta-feira em BH

Paula Machado
02/07/2019 às 19:34.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:22
 (Nélio Rodrigues/Divulgação)

(Nélio Rodrigues/Divulgação)

Com a proposta de aliar itens consagrados da culinária do Estado a elementos contemporâneos, a Semana da Gastronomia Mineira começa nesta quarta-feira (3), em cerimônia de premiação no auditório JK da Prefeitura de Belo Horizonte. 

A programação completa é marcada por homenagens, feira de agricultores familiares, degustações, pratos temáticos exclusivos comercializados com descontos, cozinha ao vivo e várias atrações.

Com o tema “tradição e pluralidade”, chefs da capital mineira e de Moema, Brumadinho, Sabará e Congonhas criarão releituras de iguarias historicamente privilegiadas nas Gerais. Participam os restaurantes Bar do Patorroco, Jockey Bar & Café, Roça Grande, Tip Top e Xapuri, em BH; e Roça Grande, Rancho do Peixe, Sebastião Gourmet e Jacubar, no interior.

As atividades da mostra vão até o dia 31 de julho e serão encerradas com um show culinário no Quintal do Paladino, localizado no bairro Braúnas, na região da Pampulha. Outros acontecimentos previstos são palestras e tour gastronômico. Todo o programa está no site do Instituto Eduardo Frieiro. 

De acordo com o curador da Semana, chef Édson Puiati, a denominação se deve à concentração de ações nos primeiros dias. O ponto alto, segundo ele, é a noite inaugural, com o Prêmio Eduardo Frieiro, restrito a convidados.

Nesta quinta (4), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Emater oficializarão uma parceria, autorizando a cessão do Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, que dá acesso à Praça da Assembleia, para a Feira de Agricultura Familiar da Emater, em sessão solene. O documento a ser assinado pelos dois órgãos deve estabelecer a periodicidade semestral do evento. 

A primeira edição acontecerá no mesmo dia, das 9h às 17h, com produtos hortigranjeiros, quitandas, doces, geleias, cachaça artesanal e outros. A previsão é de que o evento tenha 30 barracas, com produtores de 20 cidades da região metropolitana.

Para o chef Puiati, trata-se de um marco por incentivar a presença do agricultor nos espaços público e privado. “É algo que a Semana prega: aproximar o produtor rural do chef, do pessoal da cozinha e do consumidor final”, relata.

Ainda na noite de quinta, mineiros premiados no Concurso Mondial du Fromage - campeonato de queijos que aconteceu em Tours, na França, de 2 a 4 de junho deste ano – serão homenageados pela Assembleia.

E uma das demonstrações mais populares da Semana, ao longo dos cinco anos de realização, ocorre no Mercado Central, sábado (6) e domingo (7). 

Promove

O público será convidado a degustar pratos criativos, elaborados por estudantes de faculdades de gastronomia, a partir de ingredientes típicos. Os estudantes das Faculdades Promove se apresentarão no primeiro dia, oferecendo gratuitamente ragu de frango e mousseline de abóbora com laranja e gengibre, farofa de fubá torrado com torresmo de pele de frango e PANCs ao alho.

A professora Cidinha Lamounier, que coordena a produção dos alimentos pelos discentes, diz que trata-se de uma “oportunidade para os alunos”. 
“Busco levar os matriculados no quinto período, que estão encerrando o ciclo. É um presente para eles”,observa.

SERVIÇO
Semana da Gastronomia MineiraData: 3 a 31 de julho de 2019Telefone: (31) 3224-4949Site: institutoeduardofrieiro.com.br 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por