Teste: Como se comporta o Samsung Style 2 em 1

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
16/03/2018 às 15:33.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:54
 (Samsung)

(Samsung)

A euforia dos tablets desencadeada no início dos anos 2010 chegou a acender uma luz amarela no setor de notebook. Afinal, a prancheta digital se tornou coqueluche. Era leve, tinha conexão própria com internet e cabia em qualquer lugar. Hoje, os tablets perderam o encanto, uma vez que não conseguiram ser tão produtivos quanto um notebook e nem tão portáteis como um smartphone. 

Mas tecnologias das tabuletas foram incorporadas aos notebooks, com telas sensíveis ao toque, que dispensam a navegação via trackpad, teclado e mouse. Testamos o Samsung Style 2 em 1 que promete a produtividade de um notebook convencional, mas também a praticidade de um tablet.

Bom, para início de conversa, é preciso deixar claro que o Style não oferece a leveza de um tablet. Seu peso de 1,8 quilo faz dele uma ótima opção para quem carrega notebook na mochila, mas não na bolsa. E a tela de 13,3 polegadas não faz dele um equipamento tão compacto. 

Desempenho
A unidade testada vinha equipada com processador Intel Core i5, uma das melhores opções para quem busca desempenho, mas não pode gastar muito com o poderoso i7. No entanto, o Style era dotado de apenas 4 GB de RAM, o que compromete significativamente sua performance quando é preciso rodar softwares de edição de imagens e games.

Aliás, ele não foi feito para rodar games. Mesmo que tenha viés de entretenimento, com tela que gira 360 graus e resolução 4K, não convém querer jogar “Call of Duty WW II” ou “FIFA 18” nele.

Para funções rotineiras de produção de textos, planilhas e navegação na web, a máquina se comporta dentro do esperado, mas poderia ter autonomia de bateria um pouco melhor, com duração média de duas horas. A configuração ideal seria com 8 GB e SSD no lugar do HD de 500 GB. Isto lhe daria melhor performance e menor consumo de energia, mas o deixaria ainda mais caro.

Tablet
Durante os testes, a função tablet trazia sempre um incômodo de o teclado estar sempre vulnerável, afinal, se torna a base e o aparelho fica exposto. É preciso ter cuidado com a superfície onde irá colocá-lo. Líquidos e sujeira podem penetrar no interior.

Veredicto
O Samsung Style 2 em 1 faz muitas coisas, mas nada com excelência. O preço sugerido de R$ 3 mil é muito alto só para ter uma tela que faz contorcionismo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por