O verão 2020 está distante, e a até a primavera ainda demora quase dois meses para dar as caras. Mas, as tendências de moda para a temporada mais alegre e quente do ano já dividem as vitrines com as liquidações de inverno. Uma delas desponta de forma relevante: o color blocking, que é o uso de cores lisas em um mesmo look, sendo elas vibrantes ou suaves.

Essa trend já vem flertando com os guarda-roupas há pelo menos dois anos, desde que as inspirações na moda da década de 1980 começaram a “bombar”. E, agora, é que está consolidada e, definitivamente, fará parte do visual de muita gente.

A consultora de imagem e estilo Tatiana Abrantes orienta a quem quiser aderir à tendência observar as cores que harmonizam com as tonalidades de pele e cabelos, se quentes (com tons amarelos) ou frios (ricos em tons azulados). 

A especialista destaca, ainda, que o color blocking está relacionado com pessoas que pensam “fora da caixa”. “As mais criativas, ousadas, dinâmicas, independente se forem cores vibrantes ou não. Quem tem o estilo mais clássico, tradicional ou romântico, talvez tenha mais dificuldade em usar”, detalha a consultora.

Comunicação

A escolha das cores vai do gosto de cada pessoa, mas, entender o que estará comunicando com o visual em tons mais pigmentados, e até os sutis, é essencial. 

Para o estilista da marca mineira Skazi, Eduardo Amarante, as cores sintetizam um estado de espírito. “Uma pessoa que está envolvida nos tons quentes, está vibrando energia positiva. Acho que cor tem muito a ver com o astral. As candy colors, que nesta estação serão usadas em monocromático, remetem a outras coisas, como paz e harmonia”.

A Skazi, por exemplo, investe em tons suaves como o lavanda, o rosa pó e o azul céu, mas acrescenta cores vivas e quentes à Primavera-Verão 2020. 

“Referências de moda, hoje, têm toque de liberdade, muito mais quem veste do que quem dita”
Eduardo Amarante
Estilista da Skazi

Já a também mineira Moon Eyewear, conhecida pela irreverência na criação de modelos de óculos, colocou as fichas no bom humor e na alegria para esta temporada. E ainda trazem um benefício.

Color Blocking Moon

LANÇAMENTO - Um dos modelos em cores da Moon Eyewear

“Óculos coloridos, além de serem super cool para alegrar looks, vão além da moda, são usados para tratamento da Síndrome de Irlen ou para clarear a visão de um motorista”, conta Lara Lima, proprietária e designer da marca.

De acordo com Tatiana Abrantes, o color blocking, tanto em tons vibrantes quanto nos suaves, comunica a mensagem de uma pessoa atual, moderna e fashionista, pois é algo que está na tendência. 

“Mas comunica, também, principalmente as cores mais vibrantes, a mensagem de uma pessoa audaciosa, que não tem medo de errar em ousar nas produções”, expõe a consultora de imagem e estilo.

Leia mais:

Aliado da beleza: queridinho do nécessaire, óleo facial dá um ‘up’ na pele

Cabelos-desejo: cortes e cores exibidos na telinha e na web inspiram o mundo 'real'

Moda festa versátil deixa a escolha do vestido para o inverno mais tranquila

Color Blocking Alphorria

SUAVIDADE - Lavanda é uma das cores claras que perduram para a próxima estação. Modelo é da grife mineira Alphorria

Color Blocking Kalandra

DEU NEON! - As tonalidades acesas continuam nas vitrines na próxima temporada. Conjunto da mineira Kalandra é de arrasar

Color Blocking Skazi

MAIS SUAVE - Em peça da Skazi, amarelo aparece em pigmentação leve

Veja galeria de imagens abaixo com os calçados que seguem a tendência color blocking!

Truques

Aqueles que desejam criar looks em color blocking podem se beneficiar com o alongamento da silhueta, no caso de um visual monocromático, “transmitindo a mensagem de uma pessoa chique, refinada e elegante”, segundo Tatiana Abrantes.

No entanto, a consultora chama a atenção para um possível “corte” no contorno corporal, com o uso de duas cores – a da parte de cima diferente da de baixo.

“Para quem tem incômodo com a própria estatura ou com o peso, o ideal é investir em um look monocromático e evitar o color blocking, pois esse último irá ‘fatiar’ a silhueta”, explica a especialista.

Color Blocking Kalandra

DUPLA - Também da Kalandra, longo mistura tom quente (laranja) com frio (azul claro)

Color Blocking Fátima Scofield

TOM DA VEZ - O amarelo desponta como preferido das marcas para as criações de verão, a exemplo desta da grife mineira Fátima Scofield 

Color Blocking Fátima Scofield

VIVA E QUENTE - O vermelho é um tom querido por muitas. Neste modelo de Fátima Scofield, mangas bufantes, que já estão em alta

Color Blocking Patrícia Motta

DOIS TONS - Criação da mineira Patrícia Motta propõe color blocking em tons de laranja. Textura do couro traz diferencial

Complementos

Calçados e acessórios podem e devem ser explorados por quem deseja aderir à tendência. Nas fotos, as criações para a Primavera-Verão 2020 das marcas de calçados Vizzano e Actvitta

Confira na galeria abaixo: