
O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (12), do lançamento do planejamento estratégico 2020-2025 da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). O plano contém as diretrizes da instituição para nortear o trabalho da Segurança.
As iniciativas abrangem a racionalização dos procedimentos internos para maior agilidade, qualidade da atuação e maior alinhamento e interação com a sociedade. “Com toda certeza, o planejamento está focado em maior resolutividade de crimes, em melhorias das operações, e isso tudo vai refletir para o cidadão. É o que nosso governo tem procurado”, disse Zema.
Neste ano, o governador nomeou 112 escrivães e 25 delegados, que concluíram o curso de formação no mês de abril. Em 2019, houve a formatura de 520 novos investigadores para ampliar o efetivo da instituição.
O delegado Wagner Pinto, chefe da Polícia Civil, destacou a importância da modernização e da reestruturação. "Nosso principal objetivo é continuar contribuindo com a redução dos índices de criminalidade”, afirmou.
Diretrizes
Fomentar a cultura de gestão estratégica e governança: Criar e implantar ferramentas, procedimentos, metodologias e modelos de gestão para direcionar, monitorar e avaliar o desempenho institucional;
Fortalecer a gestão de processos: Racionalizar os processos internos da organização em todos os níveis desde sua identificação até seu mapeamento, diagnóstico e aperfeiçoamento;
Desenvolver competências e valorizar o servidor: Avaliar o mérito profissional e valorizar o corpo funcional, motivando todas as categorias e formando um grupo coeso e de alto desempenho;
Garantir a utilização oportuna e sustentável dos recursos logísticos e financeiros: Racionalizar o emprego do patrimônio e dos recursos materiais da instituição. Inclui o acompanhamento e controle sistemáticos dos processos de aquisição de bens e serviços, bem como da execução dos contratos, agindo de forma proativa e preventiva;
Aprimorar os instrumentos de monitoramento e avaliação de resultados: Definir metodologias e adotar medidas destinadas à construção de indicadores para acompanhamento e avaliação dos resultados das iniciativas desenvolvidas, contribuindo para superar déficit de dados, indicadores e informações sobre segurança pública;
Fortalecer a gestão do conhecimento: Desenvolver, sistematizar e disseminar os conhecimentos, habilidades e práticas dos servidores;
Ampliar a transparência na gestão pública: Adotar ações de prevenção, orientação, detecção e supervisão das atividades, visando ao estabelecimento de ferramentas de controle abrangentes e razoáveis para apuração de desvios de conduta, bem como de prestação de contas à sociedade;
Aprimorar e ampliar o atendimento e a proteção ao cidadão: Elevar o índice de satisfação do cidadão com os serviços prestados pela PCMG. Inclui o desenvolvimento e implantação de melhorias nos protocolos de atendimento ao cidadão, especialmente às populações vulneráveis;
Fortalecer a imagem institucional: Aumentar a credibilidade institucional, a proteção da imagem, defesa e segurança institucionais;
Garantir que a investigação criminal e seus resultados sejam oportunos: Elucidar infrações penais de forma técnica e célere, assim como exercer com excelência as funções de polícia judiciária.