14 governadores divulgam nota em defesa dos ministros do STF; Zema não assina

Anderson Rocha*
@rocha.anderson_
16/08/2021 às 13:35.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:41
 (Marcelo Casal/Agência Brasil)

(Marcelo Casal/Agência Brasil)

Treze governadores de estados e o chefe do executivo do Distrito Federal divulgaram, nesse domingo (15), uma nota em defesa dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), não assinou o texto.

O manifesto vem após nova ofensiva do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), contra o Judiciário. Dessa vez, o mandatário publicou mensagem no Twitter, no sábado (14), afirmando que pretende apresentar pedidos de impeachment contra os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, nesta semana.

No texto, os gestores afirmam solidariedade “aos ministros e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões”. Em outro trecho, destacam que “o Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis”.

“No âmbito dos nossos estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita”, completou a nota.

Na lista dos signatários estão os governadores Renan Filho (AL), Waldez Goés (AP), Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE), Ibaneis Rocha (DF), Renato Casagrande (ES), Flávio Dino (MA), João Azevedo (PB), Paulo Câmara (PE), Wellington Dias (PI), Fátima Bezerra (RN), Eduardo Leite (RS), João Dória (SP) e Belivaldo Chagas (SE).

Em outra ocasião, em que governadores escreveram nota de repúdio contra a gestão federal, Zema também não assinou o documento. No início do ano, ele declarou ser contra o impeachment de Bolsonaro.

A reportagem procurou a assessoria do governo de Minas, e aguarda um retorno. 

Leia a íntegra da carta:

NOTA PÚBLICA DOS GOVERNADORES EM SOLIDARIEDADE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Os Governadores, que assinam ao final, manifestam a sua solidariedade ao Supremo Tribunal Federal, aos seus ministros e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões.

O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis.

No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita.

Brasília, 15 de agosto de 2021.

Assinam esta carta:

RUI COSTA Governador do Estado da Bahia

FLÁVIO DINO Governador do Estado do Maranhão

PAULO CÂMARA Governador do Estado de Pernambuco

JOÃO DORIA Governador do Estado de São Paulo

EDUARDO LEITE Governador do Estado do Rio Grande do Sul

CAMILO SANTANA Governador do Ceará

JOÃO AZEVÊDO Governador do Estado da Paraíba

RENATO CASAGRANDE Governador do Estado do Espírito Santo

WELLINGTON DIAS Governador do Estado do Piauí

FÁTIMA BEZERRA Governadora do Estado do Rio Grande do Norte

RENAN FILHO Governador do Estado de Alagoas

BELIVALDO CHAGAS Governador do Estado de Sergipe

IBANEIS ROCHA Governador do Distrito Federal

WALDEZ GOÉS Governador do Estado do Amapá

*Com Agência Brasil

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por