Durante debate realizado pela TV Globo nesta quinta-feira (27) entre os candidatos para o governo do Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni (PL) criticou a vacinação durante a pandemia. “Meu médico me acompanha e me aconselhou a fazer um monitoramento. A melhor vacina que existe é pegar a doença”, disse.
O candidato rival e ex-governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), questionou a fala do ex-ministro de Jair Bolsonaro, chamando-a de desumano. “Ele disse que a melhor vacina é pegar a doença. Isso me machuca porque morreram mais de 40 mil gaúchos e 600 mil brasileiros. Essa tese de mortalidade de rebanho é desumanidade”, rebateu.
O debate realizado foi o último no estado na disputa pelo segundo turno das eleições. No primeiro turno, Onyx obteve 37,5% dos votos válidos e Leite, 26,81%. Edegar Pretto (PT) ficou em terceiro com 26,77%, 2.441 votos a menos do que o ex-governador.
Na pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27) para o segundo turno, Eduardo Leite (PSDB) tinha 52% das intenções para votos válidos e o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) 48%.