Acordo vira "vinagre" e briga na Câmara de BH volta a ficar aberta

Patrícia Scofield - Do Hoje em Dia
27/12/2012 às 08:27.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:04
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Dirigentes do PSDB deixaram a reunião, na quarta-feira (26), com lideranças do PSB, sem a confirmação de que os socialistas apoiarão um nome tucano para a presidência da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Pior: O PSB não reconhece um suposto acordo firmado durante os entendimentos para a aliança que reelegeu o prefeito Marcio Lacerda (PSB).
 
Com isso, as duas legendas seguem, sem acordo, na busca de um nome de consenso para a direção do Legislativo. Tanto PSB quanto PSDB reivindicam o cargo. Os tucanos querem que os socialistas abram mão da candidatura em nome de Pablito. “Estamos reivindicando trabalhar o consenso. No entendimento do PSDB, o acordo feito com o PSB na composição de forças com o PT em torno do vice-prefeito deve permanecer, mas dentro dessa cisão que houve com o PT, obviamente não existia esse tipo de conversa mais”, afirmou o vereador Alexandre Gomes (PSB).
 
Para o vereador Daniel Nepomuceno (PSB), nome colocado pelo partido, o contexto de hoje é totalmente diferente do firmado anteriormente com os tucanos. “O que discutimos é que a gente não ficaria travado nesse acordo e trabalharia naquilo que a Câmara precisa, justamente para não entrar na definição de nomes”, comentou.

Negociação
 
Além disso, os socialistas estão elaborando, junto a mais sete partidos – PT, PCdoB, PRB, PDT, PPS, PSDC, PV – uma carta que aponte propostas a serem assumidas pela nova Mesa Diretora. Segundo o presidente municipal do PSB, João Marcos Lobo, o documento será apresentado ao PSDB como um compromisso público. Se conquistar o apoio dessas legendas, o PSB conseguirá atingir os 21 votos necessários para eleger o presidente da Câmara.
 
Nos bastidores, lideranças do PSB têm reclamado que os tucanos fecharam com o grupo do vereador eleito Wellington Magalhães (PTN) em torno da candidatura de Pablito e que somente agora procuraram os socialistas para conversar.

Apesar disso, João Marcos Lobo diz que não vai “bater chapa” com o PSDB. “A gente não está colocando que necessariamente tem de ser um nome do PSB. Estamos conversando com diversos partidos”. l
 
Leia mais na http://177.71.188.173/clientes/hojeemdia/assinantes/index.php

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por