Eleições 2022

Ainda dá tempo de fazer o título de eleitor?

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
04/08/2022 às 15:45.
Atualizado em 04/08/2022 às 15:46
 (Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

(Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Quem perdeu o prazo, que era até 4 de maio, para tirar o título de eleitor neste ano, só poderá realizar o serviço a partir de 8 de novembro, ou seja, depois que as Eleições 2022 tiverem sido encerradas. Portanto, se você não providenciou o documento até 4 de maio, não poderá votar neste ano.

No caso de jovens de 16 e 17 anos, que não são obrigados a votar, não há qualquer implicação por não ter feito o documento. No entanto, quem tem 18 anos ou mais precisa ficar atento: há prazos legais que, se não forem cumpridos, poderão gerar multas.

Se você tiver 18 anos, poderá emitir o título de eleitor até completar 19 sem nenhuma punição. Se não fizer isso dentro desse prazo, fica sujeito a multa, cujo valor é estipulado pelo juiz eleitoral, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Maiores de 18 anos que não tiverem o documento, além de não votarem na eleição de outubro deste ano, não poderão tirar passaporte ou fazer a carteira de identidade.

Veja outras restrições:

  • Não poderá fazer empréstimos na Caixa Econômica Federal, caixas de Previdência Social ou ter acesso a créditos mantidos pelo governo, além de autarquias e nas sociedades de economia mista
  • Fica impedido de participar de concurso público em qualquer âmbito, seja ele municipal, estadual ou federal.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por