Eleições 2022

Ainda dá tempo de regularizar o título de eleitor?

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
04/08/2022 às 15:46.
Atualizado em 04/08/2022 às 15:46
 (Divulgação/ TRE)

(Divulgação/ TRE)

Quem está com o título de eleitor cancelado, suspenso ou com qualquer outro tipo de problema e não regularizou o documento até 4 de maio, não poderá votar nas eleições deste ano.

A situação só poderá ser revista e corrigida a partir de 8 de novembro. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), enquanto isso, quem precisar comprovar a situação para garantir algum direito, é possível solicitar uma certidão circunstanciada.

A validade do documento vai até 7 de novembro. Na certidão constam o motivo de o título estar cancelado e uma recomendação para procurar a Justiça Eleitoral após a reabertura do cadastro.

A solicitação de emissão da certidão circunstanciada deve ser feita por e-mail do cartório da zona eleitoral na qual o eleitor está inscrito, que pode ser conferido no site do TRE-MG.

Quem não regularizar o título de eleitor fica sujeito a multa, em valor estipulado pelo juiz eleitoral. Além de não votar na eleição de outubro, pode ter outros problemas, como o impedimento de tirar passaporte ou carteira de identidade.

Veja outras restrições:

  • Não poderá fazer empréstimos na Caixa Econômica Federal, caixas de Previdência Social ou ter acesso a créditos mantidos pelo governo, além de autarquias e nas sociedades de economia mista
  • Fica impedido de participar de concurso público em qualquer âmbito, seja ele municipal, estadual ou federal.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por