Sem resposta

ALMG abre sessão sem ler vetos de Zema ao reajuste dos servidores

Hermano Chiodi
primeiroplano@hojeemdia.com.br
05/04/2022 às 14:47.
Atualizado em 05/04/2022 às 15:06

Ainda não há previsão para que os deputados apreciem os vetos do governador de Minas, Romeu Zema (Novo), ao projeto de reajuste dos servidores estaduais.

A expectativa era que a mensagem do governador com os vetos ao projeto de reajuste entrasse na pauta de votação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (5), em reunião de plenária ordinária marcada para 14h. Mas não aconteceu.

Desta forma, sem a leitura da mensagem em plenário, o veto não tramita e consta como se ainda não tivesse sido encaminhado à ALMG.

Se tivesse entrado na pauta, os deputados teriam 30 dias para analisar e manter ou derrubar os vetos do governador.

Proposta maior

Na semana passada, os deputados aprovaram em segundo turno o projeto de reajuste dos servidores, mas com emendas que resultaram em aumentos acima dos 10,06% pretendidos pelo governo.

O texto aprovado prevê 33,4% de aumento para os servidores da educação, 14% para os servidores da saúde e adicional de 14% para as forças de segurança, beneficiando os policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários.

Todos esses aumentos foram vetados pelo goevrnador Romeu Zema na segunda-feira. Ele manteve a sanção apenas do projeto de lei que reajusta em 10,06% os salários dos servidores do estado. A única emenda sancionada por Zema foi o auxílio social, em três parcelas anuais, correspondente a 40% da remuneração básica do soldado de 1ª classe. 

O prazo para que o reajuste seja concedido aos servidores termina nesta terça-feira, por causa da legislação eleitoral. O impasse tem diferentes leituras: para a ALMG, a data foi respeitada, já que o projeto de lei foi aprovado na semana passada. Já o governo entende que o que vale é o veto do governador, decidido na segunda-feira.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por