
Logo após tomar posse no Congresso e discursar no parlatório do Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu os cumprimentos dos chefes de Estado que vieram ao Brasil para prestigiar a posse presidencial.
Estiveram a todo o momento ao lado do presidente a primeira-dama, Janja Lula da Silva, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e a segunda-dama, Lu Alckmin. Ao todo, 18 chefes de Estado vieram a Brasília para a cerimônia. Entre eles está a maioria dos mandatários latino-americanos, com as exceções de Peru e Venezuela.
No caso do Uruguai, também dois ex-presidentes cumprimentaram e tiraram foto com Lula. São eles Julio María Sanguinetti (1995-2000) e José Pepe Mujica (2010-2015). Ambos acompanharam o presidente uruguaio Luis Alberto Lacalle Pou no cumprimento formal ao novo mandatário do Brasil.
Ao todo, delegações de 65 países confirmaram presença, entre chefes de Estado e de governo, vice-presidentes, chanceleres, enviados especiais e representantes de organismos internacionais. Somados ainda embaixadores e corpos diplomáticos, são cerca de 120 países representados.
Os 18 chefes de estado presentes foram o rei da Espanha, Felipe VI, e os presidentes dos seguintes países:
- Alemanha - Frank-Walter Steinmeir
- Angola – João Lourenço
- Argentina – Alberto Fernandes
- Bolívia – Luis Arce
- Cabo Verde – José Maria Neves
- Chile – Gabriel Boric
- Colômbia – Rodrigo Chaves
- Equador – Guillermo Lasso
- Guiana - Irfaan Ali
- Guiné-Bissau – Umaro Sissoco Embaló
- Honduras – Xiomara Castro
- Paraguai – Mario Abdo Benitez
- Portugal – Marcelo Rebelo de Sousa
- Suriname – Chan Santokhi
- Timor Leste – José Ramos Horta
- Togo – Faure Gnassingbé
- Uruguai – Luís Lacalle Pou
- Zimbábue – Emmerson Mnangagwa
A primeira-dama do México, Beatriz Gutiérrez Müller, veio representando o presidente do país, Manuel López Obrador. Também estiveram presentes os vice-presidentes da China, Wang Qisham; de Cuba, Salvador Mesa; de El Salvador, Félix Ulloa; e do Panamá, José Gabriel Carrizo.
Os chefes de Governo confirmados foram os de Guiné, Mali, Marrocos e São Vicente e Granadinas. Estiveram presentes ainda os vice-primeiros ministros do Azerbaijão e da Ucrânia.
No caso de presidentes de poder, as presenças confirmadas foram dos presidentes do Conselho da Federação (Rússia), da Assembleia Nacional Popular (Argélia), Assembleia Consultiva Islâmica (Irã), Senado e Assembleia Nacional (República Dominicana), Assembleia da República (Moçambique), do Senado da Jamaica e da Guiné Equatorial, do Parlamento Nacional (Sérvia) e da Assembleia Nacional (Venezuela).
A posse de Lula contou ainda com enviados especiais da União Europeia, do Reino Unido, dos Estados Unidos, do Catar, Quênia, da França, dos Emirados Árabes Unidos, de Singapura e Camboja.
Leia mais: