Jogou com o regulamento

Após alcançar idade mínima, Chiara Biondini assume vaga na ALMG a uma semana do fim do prazo

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
23/02/2023 às 15:42.
Atualizado em 23/02/2023 às 18:46
Posse da deputada Chiara Biondini, na ALMG, 2022. (ALMG / Guilherme Bergamini)

Posse da deputada Chiara Biondini, na ALMG, 2022. (ALMG / Guilherme Bergamini)

Chiara Biondini (PP) assumiu o cargo de deputada estadual nesta quinta-feira (23), quase um mês após os demais parlamentares - faltando apenas sete dias para o fim do prazo.

Ela foi eleita com menos de 21 anos - idade mínima para assumir uma vaga no Legislativo estadual - e teve que aguardar até a data do aniversário para poder ocupar um lugar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O prazo de espera para a posse chegou a ser questionado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo primeiro suplente da deputada, Heleno do Hospital (PL); mas o ministro Alexandre de Moraes entendeu que o regimento da ALMG garante a posse da deputada, pois exige idade de 21 anos no dia da posse e não durante a eleição. Ainda segundo entendimento do TSE, a lei mineira prevê que os parlamentares podem pedir adiamento da posse por 30 dias, prazo suficiente para que a deputada alcançasse a idade mínima.

Força de Marcelo Aro

Além de agradecer aos advogados, que garantiram sua posse na justiça, a deputada também destacou o ex-deputado federal Marcelo Aro (PP), que tem se destacado como um dos principais líderes políticos de Minas Gerais, cotado para assumir a coordenação política do governo estadual em subsittuição a Igor Eto, que representou o governador Romeu Zema (Novo) na cerimônia de posse da deputada.

Família

Chiara é filha do deputado federal Eros Biondini (PL), que está em seu quarto mandato. Ela fez um discurso reforçando as bandeiras defendidas por seu pai, como a defesa da religião e o combate às drogas. A deputada agradeceu ao pai, a quem dedicou sua vitória. Chiara já ocupou cargos públicos e estudava Administração antes de ser eleita deputada.

Diversidade

De acordo com o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), a posse da parlamentar torna a Assembleia ainda mais diversa. Ele ressaltou que Chiara Biondini é a deputada mais jovem da ALMG, assumindo seu primeiro mandato, assim como o deputado Dr. Maurício (Novo), que é o mais idoso, aos 73 anos.

Tadeu Martins Leite também destacou que Chiara Biondini passa a completar a maior bancada feminina da história da Assembleia, composta por 15 mulheres.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por