
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, pediu seu desligamento do cargo, conforme comunicado divulgado pelo governo de Minas no domingo (14). Em seu lugar, assume a então secretária-adjunta de Comunicação Social (Secom), Bárbara Botega, que foi anunciada como a nova titular da pasta nesta segunda-feira (15).
Leônidas de Oliveira, que comandou a secretaria desde 2020, deixa a pasta após um período de atuação na área cultural. Nos últimos meses, a gestão estava turbulenta, após declarações feitas em junho na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), quando criticou a perspectiva de federalização ou privatização de empresas mineiras, como a Cemig e a Codemge.
Em nota, o governo de Minas agradeceu a dedicação do ex-secretário, ressaltando o reconhecimento dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2024, um dos principais feitos de sua gestão.
Nova secretária
Em nota, o executivo estadual informou que a escolha de Bárbara Botega se deu por sua experiência no governo de Minas, onde ingressou em 2021. Ela atuou como superintendente de atração de investimentos e estímulo à exportação na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), e também foi responsável por captar mais de R$ 2 bilhões em investimentos para o turismo, mantendo uma relação contínua com o setor.
Bárbara Botega expressou seu compromisso em dar continuidade ao trabalho de seu antecessor, que, segundo ela, transformou profundamente a forma como a cultura e o turismo são compreendidos e valorizados no estado. "O secretário Leônidas deixa um legado que é, ao mesmo tempo, inspiração e desafio. Vamos manter o compromisso do Governo de Minas com o posicionamento do estado como referência nacional e internacional em cultura e turismo”, declarou, que fez um post em suas redes sociais.
Veja nota do governo do Estado:
O Governo de Minas Gerais comunica que a nova secretária de Estado de Cultura e Turismo (Secult) será Bárbara Botega, que atualmente ocupa o cargo de secretária-adjunta de Comunicação Social (Secom).
Bárbara ingressou no Poder Executivo estadual em 2021. Foi superintendente de atração de investimentos e estímulo à exportação na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), quando atuou já com a promoção do estado entre parceiros nacionais e internacionais.
Também cuidou da assessoria estratégica para atração de investimento em turismo, sendo responsável por captar mais de R$ 2 bilhões, mantendo uma relação bem-sucedida e contínua com o trade de turismo.
Já na Secom, continuou em uma parceria frutífera junto à Secult e com os setores vinculados, promovendo o estado de Minas Gerais, inclusive, por meio de ações de comunicação que deram visibilidade e retorno ao estado.
Entre seus feitos, está a articulação para a cooperação com as demais esferas para a retomada do Carnaval em Minas Gerais, após os anos de pandemia.
Bárbara explica que vai “dar continuidade a um trabalho que já transformou profundamente a forma como a cultura e o turismo são compreendidos e valorizados em nosso estado". "O secretário Leônidas deixa um legado que é, ao mesmo tempo, inspiração e desafio. Vamos manter o compromisso do Governo de Minas com o posicionamento do estado como referência nacional e internacional em cultura e turismo”, declara.
Informações sobre a nomeação e posse da nova secretária serão divulgadas posteriormente.